Rio de Janeiro volta a sofrer com chuva forte e tem noite de transporte caótico

Estágio de alerta

Publicado em 05/02/2020 - 22:31 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Rio teve mais um final de tarde com pancadas de chuva em quase todas as regiões. Os núcleos de chuva estavam na Baixada Fluminense e se deslocaram rapidamente para a capital. Os efeitos foram imediatos.


O município entrou em estágio de alerta por volta das 18h15. Esse é o quarto em uma escala crescente de cinco níveis que medem a gravidade das ocorrências provocadas pela chuva e impactos para a população.


Cerca de uma hora antes, a cidade tinha entrado em estágio de atenção, o nível anterior da escala. Foram registrados 33 bolsões d'água ou pontos de alagamentos. As ocorrências afetaram importantes vias da cidade. A estrada Grajaú-Jacarepaguá, que liga a Zona Norte à Zona Oeste, precisou ser fechada ao trânsito.


A mobilidade ficou comprometida em diversas ruas e avenidas das zonas Norte, Centro e Sul, com 300 quilômetros de congestionamento num momento em que, normalmente, esse número não passa de 100 quilômetros.


Os efeitos do mau tempo foram se replicando e afetaram os transportes. Trens, VLT e metrô tiveram interrupções ou funcionaram de forma irregular. As operações nos aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim também foram afetadas.


De 103 sirenes, 64 foram acionadas pela Defesa Civil em 38 comunidades sob risco de deslizamentos em épocas de chuvas fortes.


Para a quinta-feira, a previsão do sistema Alerta Rio é de tempo nublado a parcialmente nublado. Pode voltar a chover, mas de forma moderada e isolada, a partir da tarde.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo