Amostras de pescado são colhidas em 18 estados e no DF para identificar fraudes

Fiscalização contra fraudes

Publicado em 04/03/2020 - 16:36 Por Marcela Rebelo - Brasília

Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recolheram em atacados e mercados de 18 estados e do Distrito Federal amostras de pescado nacional e internacional para análise.

 

Os produtos serão enviados para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia. O resultado das análises será disponibilizado antes da Semana Santa, em meados de abril.


O alvo da fiscalização são as espécies de maior preço e, por isso, mais suscetíveis às fraudes, como bacalhau, salmão, dourada e surubim.


Por meio da análise do DNA, o laboratório vai verificar se as espécies não foram substituídas por outras de menor valor, o que pode caracterizar fraude econômica da troca de espécies – pelo fato de o peixe embalado ser diferente do informado no rótulo do produto.

 

Se for identificada irregularidade no pescado, o fornecedor poderá sofrer autuações, apreensões de produto e multas. No caso do pescado importado, a empresa pode perder a habilitação para comercializar o produto.


Em 2015, primeiro ano de realização da Operação Semana Santa, 23% das amostras foram reprovadas. No ano passado, 6% do material coletado estava fora de conformidade.


No período pós-carnaval, até a páscoa, o consumo de peixe costuma aumentar, influenciado por costumes religiosos.

Últimas notícias
Economia

Empregador que não paga 13º salário a trabalhador pode ser punido

O 13º salário é um direito do trabalhador garantido por lei na Constituição Federal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Baixar arquivo
Geral

Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

A causa da morte de Mila Moreira não foi divulgada. Ao longo da carreira, ela participou de mais de 30 novelas e minisséries na TV. No cinema, trabalhou em seis produções.

Baixar arquivo
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo