Detentas de Pedrinhas, no MA, vão participar de projeto de incentivo ao empreendedorismo social
Cerca de 100 detentas do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, vão participar de um programa pioneiro no país, que oferece oficinas e minicursos voltados à ressocialização e ao empreendedorismo social.
Trata-se da Cooperativa Social Cuxá. A iniciativa, do Instituto Humanitas360, é apoiada pelo Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça e Governo do Maranhão.
O programa será lançado oficialmente no dia 26 deste mês. As aulas serão em áreas de corte e costura, técnicas de bordados e outros segmentos.
A Cooperativa Social Cuxá integra o projeto Tereza, que busca dar noções de sustentabilidade, autonomia e empreendedorismo às mulheres participantes.
A secretária-adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária do Maranhão, Kelly Carvalho, dá mais informações sobre a iniciativa.
Kelly Carvalho conta ainda que, além da capacitação profissional, as detentas participantes do projeto terão redução de pena, conforme previsto em lei.
A Cooperativa Social Cuxá se soma a outras iniciativas da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão, voltadas à ressocialização de presidiárias.
*Estagiária sob supervisão de Ariane Póvoa