Ex-secretário nacional de Justiça é preso acusado de desviar recursos e ajudar na fuga do Rei Arthur

Rio de Janeiro

Publicado em 05/03/2020 - 21:41 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O ex-secretário nacional de Justiça, Astério Pereira dos Santos, foi preso preventivamente nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, na Operação Titereiro, mais uma fase da Operação Lava Jato no Estado.


Ele e outras 14 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal pelos crimes de corrupção ativa e organização criminosa. Segundo o MPF, o grupo integra o esquema de corrupção do ex-governador Sérgio Cabral.


Os denunciados são acusados de participar de um esquema de pagamento de propinas a conselheiros do Tribunal de Contas do Estado em troca de benefício a empresas que detinham contrato para fornecimento de alimentação a presídios e centros de custódia de menores infratores do estado.

Astério ocupou o cargo de secretário nacional de justiça em 2017, durante o governo de Michel Temer, e é apontado como um dos líderes do esquema. Ele também é ex-procurador de Justiça do Rio e foi secretário de Administração Penitenciária do governo de Rosinha Garotinho.


O MPF afirma que ele é sócio oculto em uma das empresas fornecedoras de alimentação que repassavam 15% dos valores devidos pela prestação do serviço a conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. O dinheiro saía do Fundo de Modernização da Corte.


Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, o procurador da República Felipe Bogado destacou a figura central de Astério no esquema de corrupção, que acabou inspirando o nome Titereiro da Operação, que faz referência a manipuladores de marionetes.

 

Segundo o procurador, enquanto ocupou o cargo de ex-secretário Nacional de Justiça, Astério pode ter auxiliado a fuga do empresário Arthur Soares, conhecido como Rei Arthur, para os Estados Unidos, já que os dois tinham uma relação de longa data.


O ex-secretário teria vazado a informação do pedido feito pelo MPF aos Estados Unidos, de cooperação jurídica internacional para a prisão do empresário.

 

Arthur Soares estava em Portugal na época e retornou aos Estados Unidos onde, segundo o MPF, ele pode ter fechado um acordo de colaboração para não ser alcançado pela justiça brasileira.

 

Na denúncia da operação Titereiro, o MPF também pediu à Justiça Federal o bloqueio total de mais de R$ 800 milhões dos denunciados e das empresas envolvidas no esquema investigado. Foram expedidos seis mandados de prisão preventiva e três de prisão temporária, além de 33 de busca e apreensão.


Em nota, o advogado de Astério, Fernando Augusto Fernandes, disse que "acredita na Justiça e tem segurança que com os esclarecimentos prestados o processo provará que a denúncia parte de informações inverídicas". O advogado afirma ainda que a denúncia "não precedeu de nenhuma investigação anterior da Polícia Federal e foi ato exclusivo do MP sem bases probatórias".

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo