Motociclistas recebem quase 3 vezes mais indenizações do DPVAT do que outros condutores

3 vezes mais que o resto

Publicado em 06/03/2020 - 21:54 Por Kariane Costa - Brasília

No Brasil, são os motociclistas as vítimas que mais recebem indenizações do seguro DPVAT por envolvimento em acidentes de trânsito. O número é três vezes maior quando comparado aos outros tipos de motoristas.


Em 10 anos, foram pagas quase 3,3 milhões indenizações às vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Deste total de ocorrências, quase 200 mil pessoas morreram, 2,5 milhões ficaram inválidas permanentemente e quase 560 mil benefícios foram pagos para reembolso com despesas médicas.


O número chama atenção quando é comparado a condutores ou passageiros de outros tipos de veículos, como carros ou ônibus. No mesmo período, foram pagas 1,2 milhão indenizações a esse grupo de acidentados. É o que mostra um relatório com dados processados pela Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT.


De acordo com o presidente do Observatório Nacional de Segurança no Trânsito, José Aurélio Ramalho, a mudança para a redução de acidentes no trânsito passa pela educação. Ele considera que esta é uma medida a longo prazo, mas que, no futuro, vai representar redução dos números de mortos e feridos no trânsito brasileiro.


“A partir desse ano, de acordo com a base nacional comum curricular, passa a ser obrigatório, transversalmente, a disciplina trânsito. Ou seja, os futuros motoristas, as crianças, quando chegarem à vida adulta, virão cum pouco mais preparados, com avaliações muito mais disciplinadas, como aconteceu com o meio ambiente. O acidente de trânsito tem associação direta com percepção de risco. Na hora que ele percebe risco, ele muda o comportamento e passa a ter mais preocupação”.


Em relação ao relatório, Ramalho adverte que há um período de até três anos para requerer o seguro DPVAT após o acidente.


Tramita no Congresso uma proposta do governo para acabar com o seguro obrigatório por meio de uma medida provisória. Mas a MP foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal.


Em meio à indefinição, houve uma redução do valor para o DPVAT em 2020. Mais de 4 milhões de pessoas acabaram pagando a mais, e têm direito a receber a diferença de volta.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo