logo Radioagência Nacional
Geral

Osasco e Guarujá estão em estado de emergência por causa de fortes chuvas

Osasco e Guarujá
Baixar
Renata Martins
18/03/2020 - 15:35
Brasília

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu nesta quarta-feira (18) a situação de emergência nas cidades de Osasco e Guarujá, em São Paulo, por causa das fortes chuvas.

 

Só em Guarujá, cidade mais atingida pelos deslizamentos, a Defesa Civil Municipal interditou 830 moradias e outras 40 já foram demolidas, em função dos deslizamentos causados pelas tempestades ocorridas no início deste mês, que atingiram a Baixada Santista.

 

45 pessoas morreram, a maioria vítimas dos deslizamentos. Quinze dias depois do início das buscas, o corpo da última vítima desaparecida foi localizado, nessa terça-feira (17), na comunidade de Barreira do João Guarda. Só nesta comunidade do Guarujá, 50 casas foram derrubadas pela avalanche de lama durante as tempestades.

 

Também nesta quarta-feira (18), o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu, desta vez por causa da seca, a situação de emergência nos municípios baianos de Boa Vista do Tupim e Quijingue; Itinga em Minas Gerais; e Doutor Ricardo no Rio Grande do Sul.

 

O reconhecimento de situação de emergência permite que as localidades tenham acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas danificadas.

x