De Novos Baianos a cordel da quarentena, Moraes Moreira cantou a liberdade

De Novos Baianos a cordel da quarentena

Publicado em 13/04/2020 - 17:41 Por Tâmara Freire - Brasília

Morreu, na manhã desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Moraes Moreira, após sofrer um infarto agudo do miocárdio. De acordo com a família, ele estava sozinho em sua residência, na Gávea, zona sul da cidade, e o corpo foi encontrado pela governanta ao chegar no local.


Por conta da pandemia de coronavírus, a família optou por não divulgar informações sobre o velório e o enterro, e pediu que os fãs honrem sua memória ouvindo suas músicas.


Nascido Antônio Carlos Moreira Pires, na cidade baiana de Ituaçu, Moraes Moreira tinha 72 anos. Um dos grandes compositores e intérpretes da música brasileira, ele se consagrou ao fundar o grupo Novos Baianos, junto com Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor. Este último foi um dos primeiros a saber do falecimento. Paulinho disse que mantinha uma relação estreita com o amigo, com quem falava todos os dias. E que Moraes Moreira dizia estar bem de saúde.


O fim do grupo, em meados da década de 70, abriu as portas para uma longa e produtiva carreira solo, durante a qual Moraes Moreira lançou quase 30 álbuns – o mais recente em 2018, chamado Ser Tão.


O irmão do cantor, Eduardo Moraes, afirmou que a notícia foi bastante inesperada para todos.


Diversos artistas se manifestaram nas redes sociais sobre a morte de Moraes Moreira. O também baiano Gilberto Gil disse que Moreira ouviu encantado a música do mundo e fez dela seu universo expressivo.


Já Elba Ramalho declarou que o cantor selou um patamar histórico na música brasileira e que será lembrado por tantas belas canções. A cantora Maria Rita também registrou uma homenagem. Ela foi casada e tem uma filha com Davi Moraes, músico e filho de Moraes Moreira. Ela disse que sua admiração pelo cantor vem de berço, e que Moraes Moreira era enorme em talento, inteligência e generosidade.

 

Moraes Moreira continuava ativo, e se apresentou ao vivo pela última vez no dia 13 de março, em uma casa de shows no Rio, pouco antes dos espetáculos serem suspensos na cidade por causa da pandemia de coronavírus.


Há alguns dias, ele publicou em seu perfil nas redes sociais que estava aproveitando o isolamento para tocar e escrever sem parar, e chegou a publicar dois textos, um poema e um cordel, sobre a pandemia. No mais recente, Moreira assinalou: “Nem tudo aquilo que assombra / À escuridão nos reduz / Ouvi dizer que onde há sombra / É certo que haverá luz”.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo