Mais de 11 mil brasileiros já foram repatriados por causa do coronavírus

Pandemia

Publicado em 09/04/2020 - 16:46 Por Sayonara Moreno - Brasília

Partiu de Honduras um dos mais recentes voos que trouxeram brasileiros repatriados de volta ao Brasil devido à pandemia do novo coronavírus. Em um voo fretado, o Itamaraty embarcou por lá 39 brasileiros, além de 10 uruguaios e cinco chilenos. Todos pousaram em São Paulo.


Quando ainda nem era pandemia, alguns brasileiros já enfrentavam dificuldades para retornar ao país: foi assim com os que estavam em Wuhan, na China, local onde surgiram as primeiras contaminações do coronavírus entre humanos. A Força Aérea Brasileira trouxe 34 brasileiros ao país, e ficaram isolados por 18 dias na base aérea de Anápolis, interior de Goiás.


De lá para cá, muitos voos passaram a ser cancelados, e a maior parte dos países adotou políticas de fechamento de fronteiras e espaços aéreos para conter o nível de contaminação. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, já foram mais de 11,8 mil brasileiros repatriados pelo Itamaraty, em voos fretados ou comerciais. Ainda faltam quase 6 mil, mas agora só é possível em voos fretados pelo governo brasileiro, o que o ministro considera um desafio.


O fretamento de voos e ônibus pelo Itamaraty foi responsável pela vinda de quase 2 mil pessoas, de acordo com o órgão, desde 25 de março até a noite dessa quarta-feira. Esse número inclui 59 pessoas trazidas do Peru em um voo da FAB.


Nessa quarta-feira, pousou em São Paulo o quinto voo fretado pelo Itamaraty. Ao todo, 127 brasileiros que não conseguiam voltar para casa, retidos no Egito, conseguiram pousar no Brasil.


Ernesto Araújo destacou que o ministério vai dar assistência e continuar em operação para trazer de volta os que ainda aguardam o retorno ao país. Segundo ele, Portugal concentra o maior número de brasileiros nessa espera. De lá, já foram repatriados mais de 6 mil cidadãos, e ainda faltam cerca de 1,3 mil.


Os brasileiros que desejam retornar ao país devem preencher um formulário online que o ministério disponibilizou no site ou nas redes sociais do Itamaraty. Assim, é possível manifestar o desejo e incluir dados de localização e contato.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Foguete chinês se desintegra ao reentrar na atmosfera da Terra

Os destroços do foguete Longa Marcha 5B caíram no Oceano Índico, a oeste das Ilhas Maldivas. Há relatos de visualização desses destroços no céu de quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: confira como estão as medidas restritivas em alguns estados

Bahia, Ceará e São Paulo decidiram manter as restrições para atividades não essenciais. Já o Maranhão, começou a liberar algumas atividades. E, em Minas Gerais, o pedido foi para que a população evite aglomerações no Dia das Mães. 

Baixar arquivo
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo