Residentes da aérea de saúde ameaçam greve por falta de pagamento

Falta de pagamento

Publicado em 22/04/2020 - 21:38 Por Renata Martins - Brasília

Os residentes da área de saúde estão com o pagamento das bolsas-salários em atraso. A denúncia é do Fórum Nacional de Residentes em Saúde, que afirma que há centenas de profissionais nesta situação.


Em carta aberta publicada esta semana, o fórum anunciou que caso os pagamentos não ocorram até esta quinta-feira, os residentes em saúde de primeiro e segundo ano vão paralisar todas as atividades na próxima sexta-feira, dia 24.


A entidade destaca que o contexto da pandemia do Covid-19 e o papel dos residentes no seu enfrentamento tornam esse atraso por si só uma quebra de inúmeros direitos desse profissional, numa situação gravíssima.


De acordo com a Associação Nacional de Médicos Residentes, há anos ocorre o atraso de bolsas das residências em saúde. A maioria é de residentes de primeiro ano. Os R1 estão com bolsas em atraso há dois meses.


É o caso da Lara Gonçalves. Ela começou a residência em fevereiro no Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre. Segundo Lara, a bolsa deveria ter começado a ser paga em abril – o que ainda não ocorreu, pondo em risco a sua permanência na cidade.


O presidente da Associação dos Médicos Residentes, Euler Sauaia, afirma que a entidade busca entendimento com as autoridades para garantir o pagamento.


O valor bruto da bolsa-salário é de R$ 3.330 e dedicação exclusiva. Desde 2016 esse valor não é reajustado.


O Ministério da Saúde informou que o pagamento das bolsas em atraso já está ocorrendo. À medida que os cadastros são regularizados, o residente é incluído imediatamente na folha de pagamento para receber os valores correspondentes aos vencimentos.


De acordo com o Ministério da Saúde, os pagamentos se referem aos créditos que devem ocorrer no mês de abril. E que não há nenhuma residência com atraso referente aos vencimentos de meses anteriores.


Apenas pagamentos cujos dados tenham sido encaminhados incorretamente pelo próprio residente ou pelas instituições de ensino não são efetuados normalmente, disse o ministério.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo