Um dos principais acervos arquitetônicos do mundo, Brasília desfila as obras-primas de Niemeyer

Brasília 60 Anos

Publicado em 16/04/2020 - 08:05 Por Victor Ribeiro - Brasília

Diferentemente das sedes dos Poderes e da residência oficial do Alvorada, que estavam prontas na inauguração de Brasília, os palácios da Justiça e Itamaraty são mais novos.

 

O Itamaraty, que é a sede do Ministério das Relações Exteriores, foi inaugurado em 1970. O prédio foi pensado para apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros. Por isso, usou apenas materiais de origem nacional na construção.

 

Nos salões do Itamaraty, é possível ver obras de artistas brasileiros - natos ou naturalizados -, como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Maria Martins, Iberê Camargo, Ione Saldanha e Tomie Ohtake. O paisagismo é de Roberto Burle Marx.

 

O Palácio da Justiça, que recebe o ministério de mesmo nome, foi inaugurado em 1972 e lembra o vizinho da frente, o Itamaraty. Isso por causa dos arcos, do espelho d’água e do jardim aquático de Burle Marx. A principal diferença é que o Palácio da Justiça tem cascatas artificiais na fachada, que normalmente funcionam das 7h20 até as 20h.

 

O coordenador técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Thiago Perpétuo, chama a atenção para a importância desse conjunto de prédios icônicos que recebem as autoridades federais.

 

O prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), sede do Poder Judiciário, tem, em sua frente, a estátua da Justiça. No térreo, funciona o plenário onde são tomadas as decisões judiciais que definem o destino do país. No terceiro andar, assim como no Planalto, fica o gabinete da Presidência do Supremo, que permanece de frente para a Praça dos Três Poderes. Os plenários onde as Turmas se reúnem ficam em outro prédio, no Anexo 2 do Supremo.


Já o Congresso Nacional é formado por duas cúpulas e pelas torres gêmeas, que são os prédios mais altos do Plano Piloto, com 28 andares. É o único desses prédios que homenageia uma pessoa. O nome oficial é Palácio Nereu Ramos, em homenagem ao político que assumiu a Presidência da República em 1955. Ele foi eleito pelo Congresso Nacional, em meio à crise desencadeada pelo suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, e o impeachment de Carlos Luz, em 55. Foi presidente durante dois meses e 21 dias, e antecedeu Juscelino Kubistchek.

 

E as cúpulas, que marcam a paisagem do Congresso, não estão posicionadas por acaso. A do Senado, virada para baixo, pretende transmitir a reflexão, o equilíbrio e o peso da experiência. Enquanto a cúpula da Câmara dos Deputados, virada para cima, é maior e mais aberta a todas as ideias e ideologias, tendências e opiniões que compõem o povo brasileiro. Na reportagem de amanhã, vamos conhecer um pouco mais da Esplanada dos Ministérios.

 

 


* Com produção de Renato Lima

** Essa é mais uma reportagem do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras. Acesse todas as reportagens publicadas até aqui nesta página. O especial continua até o dia 21 de abril, quando Brasília completa 60 anos de inauguração.

Últimas notícias
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo