Um dos principais acervos arquitetônicos do mundo, Brasília desfila as obras-primas de Niemeyer
Diferentemente das sedes dos Poderes e da residência oficial do Alvorada, que estavam prontas na inauguração de Brasília, os palácios da Justiça e Itamaraty são mais novos.
O Itamaraty, que é a sede do Ministério das Relações Exteriores, foi inaugurado em 1970. O prédio foi pensado para apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros. Por isso, usou apenas materiais de origem nacional na construção.
Nos salões do Itamaraty, é possível ver obras de artistas brasileiros - natos ou naturalizados -, como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Maria Martins, Iberê Camargo, Ione Saldanha e Tomie Ohtake. O paisagismo é de Roberto Burle Marx.
O Palácio da Justiça, que recebe o ministério de mesmo nome, foi inaugurado em 1972 e lembra o vizinho da frente, o Itamaraty. Isso por causa dos arcos, do espelho d’água e do jardim aquático de Burle Marx. A principal diferença é que o Palácio da Justiça tem cascatas artificiais na fachada, que normalmente funcionam das 7h20 até as 20h.
O coordenador técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Thiago Perpétuo, chama a atenção para a importância desse conjunto de prédios icônicos que recebem as autoridades federais.
O prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), sede do Poder Judiciário, tem, em sua frente, a estátua da Justiça. No térreo, funciona o plenário onde são tomadas as decisões judiciais que definem o destino do país. No terceiro andar, assim como no Planalto, fica o gabinete da Presidência do Supremo, que permanece de frente para a Praça dos Três Poderes. Os plenários onde as Turmas se reúnem ficam em outro prédio, no Anexo 2 do Supremo.
Já o Congresso Nacional é formado por duas cúpulas e pelas torres gêmeas, que são os prédios mais altos do Plano Piloto, com 28 andares. É o único desses prédios que homenageia uma pessoa. O nome oficial é Palácio Nereu Ramos, em homenagem ao político que assumiu a Presidência da República em 1955. Ele foi eleito pelo Congresso Nacional, em meio à crise desencadeada pelo suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, e o impeachment de Carlos Luz, em 55. Foi presidente durante dois meses e 21 dias, e antecedeu Juscelino Kubistchek.
E as cúpulas, que marcam a paisagem do Congresso, não estão posicionadas por acaso. A do Senado, virada para baixo, pretende transmitir a reflexão, o equilíbrio e o peso da experiência. Enquanto a cúpula da Câmara dos Deputados, virada para cima, é maior e mais aberta a todas as ideias e ideologias, tendências e opiniões que compõem o povo brasileiro. Na reportagem de amanhã, vamos conhecer um pouco mais da Esplanada dos Ministérios.
* Com produção de Renato Lima
** Essa é mais uma reportagem do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras. Acesse todas as reportagens publicadas até aqui nesta página. O especial continua até o dia 21 de abril, quando Brasília completa 60 anos de inauguração.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/10/2024 - Ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de cerimônia de assinatura do novo acordo de repactuação da reparação dos danos da tragédia de Mariana (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Murilo Alvesso/Divulgação Leda Maria Martins](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MIR/Divulgação Ciganos. Foto: MIR/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/12/2024 - Sessão do Senado Federal deliberativa extraordinária. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Wilson Dias/Agência Brasil Brasília (DF), 11/12/2024 - A Comissão Mista de Orçamento se reúne para discutir e votar os relatórios setoriais apresentados à Lei Orçamentária Anual de 2025 (LOA 2025). Foto: Wilson Dias/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)