Cidades do ABC paulista antecipam feriados para aumentar isolamento social
As cidades do grande ABC, na região metropolitana de São Paulo, decidiram, na manhã desta terça (19), antecipar um dos feriados de Junho, o Corpus Christi, para esta sexta-feira (22). Outro feriado, o de 9 de Julho, que é estadual, será adiantado para a próxima segunda-feira, dia 25.
A decisão ocorreu após reunião entre prefeitos das 39 cidades da região metropolitana de São Paulo e representantes da prefeitura da capital, com o secretário de Desenvolvimento Regional do estado, Marcos Vignoli.
O prefeito Bruno Covas sancionou, nessa segunda-feira (18), a lei que antecipou os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra para esta quarta (20) e quinta feira (21), e havia a expectativa das cidades da região metropolitana de São Paulo fazerem o mesmo.
O presidente do consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, afirmou que a falta de comunicação da capital com a região metropolitana sobre o decreto que antecipou os feriados emperrou o acordo para que todas as cidades da região metropolitana seguissem a capital.
O objetivo da antecipação desses feriados é aumentar o índice de isolamento social na capital e nas outras cidades da região metropolitana.
Na capital, esse índice tem ficado abaixo de 50% nos dias de semana e nas cidades da região metropolitana. Ribeirão Pires, Cajamar e Santo André são algumas das poucas cidades que vem conseguindo manter o índice acima de 50% em dias da semana.
A Região Metropolitana de São Paulo tem mais de 14 mil casos e 1.254 óbitos pela doença. No estado, são mais de 63 mil casos e 4.823 mortes. A taxa de ocupação de leitos de UTI na região metropolitana está quase em 90%.