logo Radioagência Nacional
Geral

Com isolamento, criatividade é aliada na escolha do presente de Dia das Mães

Dia das Mães
Baixar
Maíra Heinen
08/05/2020 - 07:39
Brasília

Em tempos de isolamento, de preocupações excessivas com a saúde e medo, a criatividade pode ser a palavra-chave para um Dia das Mães mais leve. Muita gente já está acostumada a passar a data longe dos familiares, mas para outros, estar perto da mãe é uma tradição que não poderá ser cumprida no próximo domingo, 10 de maio.

 

Mas há várias maneiras de demonstrar afeto e ressaltar a importância da mãe, mesmo estando longe. A psicóloga Raquel Ávila sugere que o consumismo pode ser desvinculado da data.

 

"Não deixem que a data passe em branco. Aproveite esse cenário para pensar criticamente sobre o consumismo. Recorram aos talentos e à criatividade de cada pessoa da família para fazer uma comemoração que respeite o isolamento social, mas que esteja regada de alegria e de carinho".

 

Ligações com chamadas de vídeo, envio de uma playlist com as músicas preferidas da mãe são algumas ideias. Mas para quem não abre mão de marcar o Dia das Mães com algum presente, a opção pode ser o comércio virtual. Maurici Júnior, membro do Conselho Administrativo da ABComm, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, coloca a data entre as mais importantes da modalidade de compras.

 

"É uma das datas mais importantes do e-commerce brasileiro, junto com natal e Black Friday".

 

Maurici adianta que os setores de moda, eletrodomésticos e flores serão os mais procurados para quem quer presentar a mãe. As floriculturas, por exemplo, conseguiram autorização para reabrir neste período e atender a alta demanda. Para muita gente, as flores são presentes indispensáveis, como lembra o diretor do Instituto Brasileiro de Floricultura, Renato Opitz, explica.

 

"O Dia das Mães representa praticamente o faturamento de um mês todo".

 

Giovana Mapelli já usa o e-comerce para presentear a mãe. Ela mora atualmente em Barcelona, mas os pais estão no interior de Minas Gerais. Ela afirma que não vai deixar a data em branco.

 

"Eu vou enviar um buquê de flores com um cartão para a minha mãe".

 

Bianca Raugusto também presenteia à distância porque a mãe está há um ano em Portugal, mas ela mora em Brasília.

 

"A gente sempre tenta fazer uma surpresa, nem que seja com algo simples, uma flor, uma cesta de café da manhã, um cartão postal..."

 

No entanto, como lembrou a psicóloga Raquel Ávila, é possível comemorar o Dia das Mães sem gastos financeiros com os quais a família não pode arcar no momento. E, mantendo o isolamento, muito em breve, para além do dia das mães, será possível comemorar a saúde da família.

x