DF tem 70% dos casos de Covid-19 na população carcerária do país

Sistema Prisional

Publicado em 13/05/2020 - 09:55 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Cerca de 70% dos casos confirmados de Covid-19 entre a população carcerária estão concentrados no Distrito Federal. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde local, até o fim da tarde dessa terça-feira (12), eram 459 positivos entre os apenados.

 

O constante aumento de diagnósticos confirmados têm deixado familiares preocupados. Uma professora que pediu para não ser identificada, vive uma situação ainda mais dramática. É Mãe de um interno que possui problemas respiratórios. O rapaz, que foi preso em janeiro, ainda não teve audiência, e por esse motivo não pôde cadastrar o nome de parentes para receber visitas.

 

A professora conta que desde a detenção do filho, não teve mais notícias dele. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do DF disse que todos os apenados recebem semanalmente um kit higiene de uso pessoal com 22 itens, entre eles sabonete, creme dental e papel higiênico.

 

Ainda como parte da estratégia de combate ao novo coronavírus, a secretaria também tem permitido o envio - por parentes cadastrados – de itens de higiene básica e dinheiro. Tudo que é levado pelos familiares passa por um processo de desinfecção antes de ser entregue aos que estão cumprindo pena.

 

Além disso, a secretaria tem feito testagem em massa dos internos e funcionários do sistema prisional. Para se ter uma ideia, 94% dos testes para diagnóstico da Covid-19, feitos em cadeias federais, foram realizados no Distrito Federal.

 

Recentemente, por medida de segurança, os internos com diagnóstico confirmado e os que apresentam sintomas passaram a ser isolados em outros prédios para quarentena de 21 dias. Desde o anúncio dessa ação, na última quinta-feira (07), 11 apenados já ocupam dois blocos destinados ao isolamento.

 

A Penitenciária do Distrito Federal também tem realizado descontaminações das unidades. Ao todo, três pavilhões já passaram por esse procedimento.

 

Apesar do alto número de confirmações de Covid-19 dentro dos presídios do DF, até o último levantamento, não havia registro de mortes entre a população carcerária local. Entre os presos infectados, 197 já se recuperaram, mas outros 12 permanecem hospitalizados. Somente um detendo está na UTI.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo