A pandemia e o isolamento social podem influenciar os sonhos?

Pesquisa Científica

Publicado em 01/06/2020 - 07:16 Por Sayonara Moreno - Brasília

Em isolamento domiciliar e respeitando as orientações de saúde, o artista Weid Sousa tem tentado filtrar o excesso de informações externas, a respeito da pandemia do novo coronavírus. Mesmo buscando manter a saúde mental, ele notou mudanças nos sonhos que vem tendo, apesar de se dizer “íntimo” daquilo que já costumava sonhar.

 

Weid é um dos 31 voluntários saudáveis, da pesquisa realizada pela neurocientista Natália Mota e costuma relatar tudo o que sonha no aplicativo já desenvolvido pelo laboratório do Sono, do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Na busca por entender se o isolamento social interfere, e como interfere nos sonhos, o grupo de pesquisadores resolveu comparar relatos, no aplicativo, de sonhos antes da pandemia, com sonhos ocorridos durante o isolamento social.

 

O que ficou constatado é que o isolamento vem alterando a forma como as pessoas sonham e como enxergam esses sonhos.

 

A conclusão foi explicada pela pesquisadora Natália Mota, que disse ser possível uma “associação entre as alterações nos sonhos da pandemia e o nível de sofrimento mental das pessoas “, durante esse período.

 

O ator Raphael da Matta não fez parte do estudo, mas é um dos que sentiram mudança nos sonhos, durante o isolamento social.

 

Também há quem sentiu uma outra mudança nos roteiros e na forma como os sonhos se desenrolam.

 

A professora e arquiteta, Clara Ovídeo, foi uma das voluntárias do estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e acredita que a correria da vida acadêmica, mesmo durante o isolamento, afetou os sonhos.

 

Ainda de acordo com a neurocientista Natalia Mota, os sonhos podem ser inspiração e o ato de compartilhar com amigos e profissionais pode ajudar a resolver os problemas pessoais que se intensificarem na pandemia.

 

Com produção de Michelle Moreira, da Rádio Nacional em Brasília, Sayonara Moreno. 

Últimas notícias
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo