Amazonas e Pará iniciam planos de retomada gradual das atividades econômicas

Amazonas e Pará

Publicado em 01/06/2020 - 12:23 Por Maíra Heinen - Brasília

A partir desta segunda-feira (01), o comércio inicia a retomada gradual das atividades em Manaus, no Amazonas. A reabertura na capital amazonense foi permitida em decreto publicado na última semana, pelo governador Wilson Lima e deve acontecer em ciclos.

 

De acordo com o decreto, o cronograma de retomada se baseia na estratégia de segmentação por setores da economia estadual, considerados a relevância da atividade e o correspondente risco de transmissão do vírus.

 

O plano de reabertura possui quatro ciclos: iniciando neste primeiro de junho; outro em 15 de junho; o terceiro em 29 de junho;e o último em seis de julho. O avanço para cada etapa, segundo o governo, dependerá dos números de contágios do coronavírus.

 

Estão liberados para abrir a partir de hoje, por exemplo, igrejas, lojas de móveis, comércios de vestuário, agências de turismo, ente outros. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, se manifestou contrário à reabertura das atividades e se mostrou preocupado.

 

Outro estado que inicia nesta segunda-feira (01), a reabertura gradual é o Pará. Decreto publicado nesse domingo (31) pelo governo paraense instituiu o programa para o retorno das atividades econômicas e sociais no estado.

 

O projeto Retoma Pará traz também aplicação de medidas de distanciamento controlado e protocolos específicos para a reabertura gradual de estabelecimentos comerciais. O panorama das ações de saúde será divulgado periodicamente, levando em consideração a segmentação dos municípios baseada nas Regiões de Regulação da Saúde.

 

Cada região será classificada com uma bandeira correspondente, sendo a bandeira preta, ou zona zero, local de contaminação aguda e com avanço descontrolado da doença, onde deve ser decretado lockdown; e a bandeira azul, onde há risco mínimo.

 

Os municípios têm autonomia para determinar medidas locais mais apropriadas.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo