Chegada do inverno durante a pandemia exige mais cuidados com a saúde

Durante a pandemia

Publicado em 19/06/2020 - 07:00 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A chegada do inverno costuma trazer preocupação para quem sofre de doenças do aparelho respiratório como a asma, já que a diminuição da temperatura torna o corpo mais propício a crises. Ainda mais em meio a pandemia de coronavírus e as possíveis confusões entre os sintomas. Mas de acordo com a professora de Pneumologia da Universidade Santo Amaro, Lucia Ande Souza, é possível diferenciar uma situação da outra, já que geralmente o coronavírus afeta o corpo de forma generalizada, e não apenas o aparelho respiratório.


"Associado com febre, dor de cabeça, dói o corpo todo. Quem já teve dengue diz que lembra a dor no corpo generalizada. Alguns pacientes têm sintomas de náuseas, dor de barriga, diarreia. Então, é um quadro mais sistêmico, além da coriza e da dor de garganta, uma crise e asma. A pessoa vai ter mais aquele sintoma de uma falta de ar, então é o peito que começa chiando mais, a tosse que não tinha e começa a aparecer, é uma tosse mais produtiva que produz um pouco de catarro, o nariz começa a escorrer um pouquinho", explica.


Lucia Ande Souza explica ainda que as estatísticas não têm demonstrado uma associação entre quem tem um quadro leve de asma e o desenvolvimento de casos graves de Covid-19, apesar de a condição ter sido apontada como fator de risco no início da pandemia. Por outro lado, quem tem crises de asma mais fortes ou com mais frequência, ou tem condições crônicas como a doença pulmonar obstrutiva, deve redobrar os cuidados para evitar o contágio por coronavírus e também se proteger contra outras doenças do sistema respiratório, que costumam ter aumento de casos nessa época do ano.

 

"Vacinação para gripe, procurar o seu pneumologista, se tiver que tomar vacina para pneumonia é importante tomar, não fumar pois a gente sabe que é um fator de risco importante para desenvolver o coronavírus, toda a parte de proteção de máscaras...", completa.


Apesar do momento de apreensão, a professora de Pneumologia acredita que as medidas para conter a pandemia podem ajudar quem sofre de outras doenças respiratórias, já que o isolamento social, e as técnicas de proteção individual também ajudam a evitar o contágio por outros tipos de vírus. E ela salienta a importância de manter esses cuidados, já que o número de casos continua crescendo no país.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo