Com isolamento social, volume de lixo das residências pode ter aumentado até 25%

Isolamento Social

Publicado em 13/06/2020 - 10:35 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O  volume do lixo produzido em residências durante a pandemia pode ter aumentado  cerca de 15% a 25%, segundo cálculos da Abrelpe, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. 

 

Os novos hábitos impostos pela necessidade de distanciamento social acabou gerando muito mais materiais, como por exemplo, descartáveis, do serviço delivery, e lixo orgânico, com muitas famílias cozinhando mais em casa.

 

Mas, é preciso redobrar os cuidados com esses resíduos nesse momento para evitar a proliferação de pragas urbanas e a ocorrência de outras doenças, que podem impactar o sistema de saúde já sobrecarregado com os casos de Covid-19. 

 

O vice-presidente da  Associação dos Controladores de Vetores de Pragas Urbanas, Sérgio Bocalini, ressalta que a situação ficou ainda mais delicada com a suspensão de alguns serviços de coleta em alguns casos.

 

E a preocupação com o volume de resíduos não tratados deve se dar não apenas  em relação ao  mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chinkungunya, outras doenças também têm como vetores insetos que se proliferam nos lixos, como destaca Bocalini.

 

Para manter a casa livre das pragas, Sérgio Bocalini orienta que a limpeza é fundamental  e que é  preciso aumentar o rigor com a higienização dos espaços. Manter louças sempre lavadas, não deixar de um dia para o outro, limpeza dos pisos com varrição e desinfetantes, como agua sanitária, além de dar o descarte adequado aos resíduos.

 

Também é importante tentar reduzir o consumo  de materiais descartáveis dando prioridade aos materiais que podem ser lavados e reutilizados.
 

Para quem tem condições,  há também os serviços profissionais de controle de pragas que reúnem uma série de tecnicas que podem ser aplicadas sem a necessidade de deslocamento das pessoas do ambiente.

 

Nesse caso,  é importante conferir se a empresa segue protocolos de proteção e prevenção ao coronavírus, já que os profissionais vão precisar entrar na casa para fazer o trabalho.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo