O dia 13 de junho é marcado por homenagens a um dos santos mais queridos pelos brasileiros: Conhecido como santo casamenteiro, Santo Antônio de Pádua, Santo Antônio de Lisboa ou simplesmente Santo Antônio, é um dos santos mais populares do mundo.
As igrejas dedicadas a ele celebram missas de hora em hora e distribuem o tradicional pãozinho, além de venderem o bolo dedicado ao santo. Porém neste ano, as comemorações pela data são virtuais por causa do isolamento social para conter o novo coronavírus.
A tradicional festa no Convento de Santo Antônio, no centro do Rio, que atrai milhares de fiéis, não vai acontecer. As missas serão transmitidas pela internet, como a Igreja Católica vem fazendo desde quando começaram as medidas restritivas pela pandemia.
O analista de comunicação, Marcos Oliveira conta que neste ano vai acompanhar a programação online.
Há cerca de cinco anos, Marcos teve problemas para comprar uma passagem de ônibus para visitar a namorada, que mora em outra cidade. O carioca conta que, graças ao santo, a história teve um final feliz.
Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, cidade apadrinhada pelo santo, a celebração deste ano será online, sem a famosa festa de rua.
Entre os destaques virtuais de sábado (13) para saudar o santo padroeiro, destacam-se a Ladainha do santo com benção de água, ao meio-dia, e uma live de louvores com o Padre Cristiano, a partir das 20h. Para fechar programação, no domingo (14), o grupo Ministério de Música Cenáculo de Amor se apresenta ao vivo às 19h.
Toda a programação está sendo exibida no facebook da catedral: https://www.facebook.com/pascom.catedraldesantoantonio
Além de Duque de Caxias, outra cidade na Baixada Fluminense tem Santo Antônio como padroeiro: Nova Iguaçu.