Fiocruz detecta engarrafamentos em 5 regiões metropolitanas antes da flexibilização do isolamento
A volta dos engarrafamentos em cinco regiões metropolitanas do país, na segunda quinzena de maio, indica que a população começou a circular mais, antes mesmo das medidas de flexibilização anunciadas por estados e municípios.
A conclusão está na nota técnica "Monitora Covid-19", um estudo do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O aumento no volume de veículos e a ocorrência de engarrafamentos são medidas pelo GPS dos celulares dos motoristas.
Os pesquisadores observaram dados do aplicativo Waze nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Manaus e Porto Alegre e constataram trânsito 20% mais intenso no período do dia 24 de maio até 3 de junho.
Entre 22 de março e 23 de maio, houve redução de até 84,1% nos congestionamentos registrados na capital e região metropolitana do Rio de Janeiro. A menor redução nesse período foi em Porto Alegre, com volume de tráfego, em média, 68,4% abaixo do normal.
Entre 24 de maio e 3 de junho, porém, a média de redução dos engarrafamentos caiu em todas as cidades analisadas: de 84,1% para 73,8% no Rio de Janeiro; de 80% para 67,2% em São Paulo; de 77,7% para 59,2% em Manaus; de 73,4% para 68,4% em Recife; e de 64,4% para 52,6% em Porto Alegre.
A análise conclui que o aumento de trânsito tanto nos dias úteis quanto nos finais de semana pode estar relacionado a saídas de casa para o lazer, e não apenas para atividades laborais.
Os pesquisadores alertam que o maior fluxo de trânsito pode contribuir para a expansão do vírus nas regiões metropolitanas, com o consequente aumento no número de casos de infecção pelo coronavírus nas periferias. E recomendam a vigilância desses deslocamentos para que sejam elaboradas medidas de controle.
![Solen Feyissa/Flickr Câmara dos EUA aprova projeto de lei para forçar ByteDance a vender TikTok ou sofrer proibição. Foto: Solen Feyissa/Flickr](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Prefeitura de Porto Velho/Divulg Porto Velho (RO), 28/11/2024 - Aeroporto de Porto Velho. Foto: Prefeitura de Porto Velho/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Combat Armor Carro blindado produzido pela Combat Armor para a Polícia Rodoviária Federal. Veículo apresentou série de problemas. – Foto: Divulgação/Combat Armor](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)