Governo do RJ realiza primeira audiência pública virtual para debater concessão da Cedae

Cedae

Publicado em 25/06/2020 - 18:10 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Durou mais de seis horas a primeira audiência pública virtual sobre o processo de concessão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) nesta quinta-feira (25). Foram muitas as críticas à proposta da nova modelagem apresentada pelo BNDES, pela falta de transparência do processo e de participação da população. O público participante também fez críticas ao processo de concessão ter começado no meio da pandemia do novo coronavírus.

 

O promotor de justiça do estado, André Dickstein, salientou a necessidade de ajustes no tutorial do processo de concessão da Cedae, e pediu que as contribuições cidadãs sejam incluídas no processo. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento e Meio Ambiente, Humberto Lemos, destacou que os trabalhadores e a população são contrários à privatização da companhia e reivindicou que as audiências sejam presenciais, porque a internet limita a participação pública.

 

De acordo com a proposta, a área que abrange os 64 municípios atendidos pela Cedae será dividida em quatro blocos, com prazo de concessão de 35 anos. Para cumprir as metas previstas nos contratos de concessão, a estimativa de investimentos dos operadores privados, em suas respectivas áreas de atuação, é de R$ 33,5 bilhões, que vão permitir que mais de 8,7 milhões de habitantes tenham acesso ao tratamento de esgoto e mais 1,5 milhão tenham acesso à água tratada.

 

Os contratos de concessão preveem investimentos de R$ 1,7 bilhão em saneamento nas comunidades. A estimativa é de que sejam gerados mais de 46 mil empregos diretos e indiretos nas áreas concedidas até 2054.

 

Na semana passada, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal pedindo a suspensão do processo licitatório da Cedae e, posteriormente, a anulação da concorrência. Crivella alega flagrante violação ao contrato de prestação de serviços que a companhia tem com o município, à Constituição da República e à decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a implantação da Região Metropolitana.

 

Outras duas audiências virtuais estão agendas para os dias 06 de julho e 04 de agosto.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo