Nuvem de gafanhotos ainda está na Argentina; baixa temperatura mudou trajeto

baixa temperatura mudou trajeto

Publicado em 27/06/2020 - 14:22 Por Maíra Heinen - Brasília

É remota a possibilidade de chegada da nuvem de gafanhotos a Santa Catarina. Os insetos ainda estão na província de Corrientes, na Argentina, e, de acordo com o governo do estado, nas últimas 24 horas não avançaram por causa das baixas temperaturas. Estudos de projeção apontam que os insetos devem seguir para o Uruguai.


O monitoramento vem sendo feito por pesquisadores da Epagri, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Os estudos se baseiam no comportamento da espécie e medidas climáticas da região. Segundo as projeções, os insetos poderão chegar nos próximos três dias ao Departamento de Rivera, no norte do Uruguai.


O acompanhamento também tem como base informações repassadas pelo Serviço Nacional de Segurança e Qualidade Alimentar da Argentina, Ministério da Agricultura do Brasil e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.


A secretaria de Agricultura de Santa Catarina tem alertado produtores para que não usem agrotóxicos preventivamente. Segundo a pasta, o uso indiscriminado dos produtos nesta fase pode ser desperdício, além de causar impactos negativos no meio ambiente, atingindo insetos polinizadores e prejudicando diversas culturas.


Na última quinta-feira, uma portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para implementação do plano de supressão da praga nas áreas produtoras, além de adoção de medidas emergenciais.


O estado de emergência tem duração de um ano e, segundo o Ministério, tem caráter preventivo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Bolsonaro vai ficar em isolamento e depois fará teste para covid

O presidente Jair Bolsonaro vai permanecer em isolamento no palácio da Alvorada em Brasília durante cinco dias. O motivo do distanciamento é o contato que o presidente teve com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga,  diagnosticado com covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz desenvolve teste molecular para detectar hanseníase

O exame, baseado na metodologia do teste PCR em tempo real, também usado na detecção da Covid, identifica o DNA da bacteria causadora da Hanseníase e pode facilitar a detecção precoce da doença. 

Baixar arquivo
Economia

Receita abre nesta quinta-feira consultas ao 5º lote de restituição

São 562 milhões a serem pagos para mais de 358 mil contribuintes. O crédito será feito no dia 30 de setembro.

Baixar arquivo
Geral

Selo Bicicleta Brasil quer estimular o transporte cicloviário no país

O lançamento ocorreu junto a um ciclo de palestras em comemoração à Semana Nacional de Mobilidade, com debates sobre os meios de transportes ativos, ou seja, não motorizados, como é o caso da mobilidade a pé e por bicicleta. 

Baixar arquivo
Política

Relator mantém processo contra Luis Miranda no Conselho de Ética

Segundo o relator, deputado Gilberto Abramo, do Republicanos de Minas Gerais, há dúvidas quanto a real intensão do parlamentar ao fazer a denúncia de suposto superfaturamento na compra da Vacina Covaxin pelo governo federal. Caso seja falsa, configuraria quebra do decoro parlamentar.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova reforma eleitoral com estímulo a negros e mulheres

O senado federal aprovou nesta quarta-feira (22), por 70 votos a 03, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição da reforma eleitoral. Agora, os senadores estão votando a PEC em segundo turno. 

Baixar arquivo