Nuvem de gafanhotos ainda está na Argentina; baixa temperatura mudou trajeto

baixa temperatura mudou trajeto

Publicado em 27/06/2020 - 14:22 Por Maíra Heinen - Brasília

É remota a possibilidade de chegada da nuvem de gafanhotos a Santa Catarina. Os insetos ainda estão na província de Corrientes, na Argentina, e, de acordo com o governo do estado, nas últimas 24 horas não avançaram por causa das baixas temperaturas. Estudos de projeção apontam que os insetos devem seguir para o Uruguai.


O monitoramento vem sendo feito por pesquisadores da Epagri, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Os estudos se baseiam no comportamento da espécie e medidas climáticas da região. Segundo as projeções, os insetos poderão chegar nos próximos três dias ao Departamento de Rivera, no norte do Uruguai.


O acompanhamento também tem como base informações repassadas pelo Serviço Nacional de Segurança e Qualidade Alimentar da Argentina, Ministério da Agricultura do Brasil e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.


A secretaria de Agricultura de Santa Catarina tem alertado produtores para que não usem agrotóxicos preventivamente. Segundo a pasta, o uso indiscriminado dos produtos nesta fase pode ser desperdício, além de causar impactos negativos no meio ambiente, atingindo insetos polinizadores e prejudicando diversas culturas.


Na última quinta-feira, uma portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para implementação do plano de supressão da praga nas áreas produtoras, além de adoção de medidas emergenciais.


O estado de emergência tem duração de um ano e, segundo o Ministério, tem caráter preventivo.

Últimas notícias
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo