"Se não tivessem gravado ia ficar por isso mesmo", diz Weliton, homem negro agredido por PMs no DF

Homem agredido por PMs no DF

Publicado em 03/06/2020 - 20:33 Por Deogracia Pinto - Brasília

O jovem Weliton Luiz Maganha, 30 anos, agredido por policiais militares de Planaltina, na noite de segunda-feira (01), foi acompanhado do advogado Anderson Tiago Campos, nesta quarta-feira (03), ao IML, Instituto de Medicina Legal, para exame de corpo de delito.

 

O advogado de defesa de Welinton explica que vai pedir o auxílio da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do DF, para acompanhar o caso no âmbito administrativo, e que vai cobrar indenização pelos danos causados ao seu cliente.

 

A vítima relata como foi agredido, os momentos de agonia vividos e os apelos que fazia aos policiais.

 

Weliton mora com a esposa  e trabalha como vendedor de balas em ônibus. Ele relatou que foi ao supermercado para fazer compras, já que havia recebido a segunda parcela do auxílio-emergencial, valor repassado pelo Governo Federal em momento de pandemia da Covid-19.

 

A Corregedoria da Polícia Militar do Distro Federal apura o caso, envolvendo os dois militares lotados no 14º Batalhão da PM. A corporação informou, por meio de nota oficial, que o incidente não se tratou de racismo, mas de violência policial.

 

O episódio de violência causou comoção no Distrito Federal, em um momento em que há protestos contra o racismo em diversos países, após o afro-americano George Floyd ser asfixiado e morto por um policial branco em Minneapolis, Minnesota, nos Estados Unidos.

Últimas notícias
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo