STJ libera nomeação de servidor ligado a entidade missionária para área de índios isolados da Funai

Índios isolados da Funai

Publicado em 10/06/2020 - 18:45 Por Renata Martins - Brasília

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a nomeação de Ricardo Lopes Dias para a Coordenação-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

A posse de Ricardo Dias, nomeado em fevereiro, foi suspensa dia 21 de maio pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A liminar atendeu a pedido do Ministério Público Federal.

 

Segundo o MPF, Ricardo Lopes Dias é ligado à Missão Novas Tribos do Brasil, um movimento de faz contatos em busca de evangelizar povos isolados, o que revelaria conflito de interesses com a política indigenista do Brasil.

 

O TRF-1 lembrou que o direito ao isolamento de determinados povos indígenas decorre do princípio da autodeterminação, que lhes assegura a possibilidade de decidir sobre o seu modelo de vida, conforme seus usos e costumes.

 

Ao suspender os efeitos da liminar, o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, considerou que o vínculo de Ricardo Dias com organizações cristãs de evangelização, por si só, não o desqualifica para o exercício das funções na Funai nem gera, necessariamente, um conflito de interesses.

 

Organizações indígenas, como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), são contrárias à nomeação.

 

Para a Apib, há inúmeras situações onde o contato forçado provocado por grupos missionários teve, como rápida consequência, o elevado número de mortes por doenças, desestruturação sociocultural e desterritorialização.

 

De acordo com a Funai, o retorno de Ricardo Lopes Dias ao cargo de coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato será feito em portaria publicada no Diário Oficial da União, nos próximos dias.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo