Alerta no RS: rios podem inundar 14 cidades

Rio Grande do Sul

Publicado em 11/07/2020 - 18:09 Por Dayana Vítor - Brasília

 

Durante este final de semana até a próxima segunda-feira, os rios que cortam alguns municípios gaúchos podem transbordar e inundar 14 cidades. Entre elas: Alvorada, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, São Jerônimo, Charqueadas e até na capital Porto Alegre. O alerta de inundação é da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

 

Os rios que cortam esses municípios estão acima do nível normal, por causa das fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em apenas algumas horas chegou a chover quase o mesmo volume de um mês inteiro, 180 milímetros. Na terça-feira, houve até um ciclone com ventos de 60 quilômetros por hora.

 

Por exemplo, o rio Guaíba que corta a capital gaúcha, está com 2,61 metros. O normal é 1,2 metro. As águas podem tomar conta da orla em Porto Alegre. E rios que deságuam no Guaíba já inundaram algumas cidades. Esse foi o caso do rio Caí, que chegou as casas de São Sebastião do Caí e Parintins Novo. 

 

O meteorologista, Heráclio Alves, esclarece que as chuvas já diminuíram, mas que as inundações podem ocorrer mesmo assim.  "Parou a chuva, mas a elevação dos rios é pela chuva que aconteceu em outras áreas".

 

Por causa da possibilidade de transbordamento do rio Guaiba, a prefeitura de Porto Alegre já preparou abrigo para os moradores da região que possam ser atingidos pelo fenômeno.

Últimas notícias
Saúde

Cai o consumo abusivo de álcool entre jovens brasileiros

O dado, relativo a brasileiros de 18 a 24 anos, foi levantado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), que analisou a série histórica do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Geral

Doação de leite ajuda bebês prematuros ou com doenças congênitas

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 200 ml de leite podem alimentar até dez recém-nascidos.

Baixar arquivo
Esportes

São Paulo enfrenta Jorge Wilstermann por vaga na Sul-Americana

Tricolor se garante no mata-mata da competição em caso de vitória simples no Morumbi

Baixar arquivo
Saúde

Ceará registra primeiro caso de esporotricose autóctone em gatos

A doença pode ser transmitida a humanos. A ocorrência foi identificada em Fortaleza.

Baixar arquivo
Política

Nove cidades do Tocantins são investigadas por fraudes em licitações

As suspeitas de irregularidades nos contratos de transporte escolar em cidades do Tocantins foram identificadas pela Controladoria Geral da União. Cerca de R$ 23 milhões teriam sido desviados.

Baixar arquivo
Saúde

Bahia enfrenta falta de testes para dengue, zika e chikungunya

Enquanto enfrenta o problema da falta de insumos, o poder público tenta redobrar os esforços para combater o mosquito.

Baixar arquivo