Dom Orani Tempesta preside no sábado (4) solenidade que marca a volta de missas presenciais no Rio
O reinício das missas e outras atividades religiosas nas igrejas católicas da cidade do Rio de Janeiro, no próximo sábado, 4 de julho, será marcado por uma missa na catedral São Sebastião celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.
Desde o dia 20 de março, missas, orações e demais celebrações estão sendo realizadas via internet e sem a presença de público, para evitar aglomerações e conter o avanço da Covid-19.
De acordo com nota da Arquidiocese, na reabertura das atividades da Igreja Católica com presença de fiéis no Rio, as 273 paróquias, santuários e capelas terão que seguir um protocolo para evitar a contaminação pela Covid-19, com uso de máscara, obrigatório, higienização das mãos e medição de temperatura no acesso aos templos, que terão a capacidade reduzida. As confissões terão que ser agendadas pela internet.
Dom Orani Tempesta informou que a Arquidiocese respeita as normas estabelecidas pelas autoridades e que o retorno das atividades religiosas presenciais foi decidido após consulta a infectologistas e outros profissionais de saúde ligados à Igreja Católica.
A recomendação para pessoas de grupos de riscos e que tenham comorbidades é que continuem assistindo às celebrações em casa, pela internet.
A prefeitura do Rio liberou a celebração de cultos e reuniões em templos religiosos no início de junho, mas a Igreja Católica decidiu reiniciar as atividades presenciais somente agora em julho.