Entregadores de aplicativos atrasam almoço em São Paulo para protestar contra valor do frete

Valor do frete

Publicado em 01/07/2020 - 14:36 Por Nelson Lin - São Paulo

Em greve, os entregadores de aplicativos paralisaram as entregas de almoço nesta quarta-feira (1°) e pediram a solidariedade das pessoas. Na cidade de São Paulo, os motoboys realizaram concentrações em diversas regiões, inclusive no Masp, na avenida Paulista e nas ruas do centro. O ato deve terminar na ponte estaiada, na zona sul da cidade. Os entregadores também prometem paralisar as entregas de jantar.

 

O movimento chamado de “Breque dos Apps” foi organizado por trabalhadores de diferentes cidades, por meio da internet. Eles alegam que não são vinculados a sindicatos ou partidos.

 

Os entregadores reivindicam o fim dos bloqueios e desligamentos que, na opinião deles, ocorre de forma aleatória. Querem também o fim do sistema de pontuação do aplicativo Rappi, seguro para roubo ou acidente e ainda, maior distribuição de EPIs (equipamentos de proteção individual).

 

Além disso, conforme explicou o motoboy Diógenes Souza, os aplicativos aproveitaram o aumento no número de entregadores na rua para baixar o valor pago nos fretes. Por isso, uma das principais demandas do movimento é justamente o aumento no valor do frete pago aos motoboys.

 

Atualmente, o sistema dos aplicativos tem o chamado entregador na nuvem, que, em tese, escolhe a hora para trabalhar, mas que é mais precarizado. Recebe apenas por entrega, o que, muitas vezes, gera jornadas de 9 a 12 horas por dia e o trabalho só rende R$ 1.000 por mês.

 

Há os motoboys que trabalham com os chamados Operadores Logísticos, neste caso, conseguem receber por hora, cumprindo uma carga horária junto ao operador. No entanto, o movimento acusa os aplicativos de usarem esses operadores logísticos para intimidar e desmobilizar a greve de hoje.

 

Em nota, a Rappi diz que reconhece o direito à livre manifestação pacífica e busca continuamente o diálogo com os entregadores parceiros. Acrescenta que o sistema de pontos, criticado pelos motoboys, é para operar com transparência e equilibrar o ecossistema, considerando demanda e entregadores logados.

 

A Ifood, por sua vez, afirma que apoia a liberdade de expressão em todas as suas formas e que em nenhuma hipótese os trabalhadores serão desativados por participar de movimentos. De acordo com a empresa, eventualmente, as desativações ocorrem por problemas como extravio de pedidos, fraudes de pagamentos ou cessão da conta para terceiros.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo