Pesquisadores do Amazonas avaliam eficácia de produtos naturais no combate à Covid-19

Combate à Covid-19

Publicado em 15/07/2020 - 11:30 Por Maíra Heinen - Brasília

Em todo o mundo, diversos grupos de pesquisa trabalham pela descoberta de medicamentos que possam ajudar no tratamento da Covid-19, ou mesmo atuar de forma preventiva.

 

No Brasil, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química da UFAM – Universidade Federal do Amazonas, estão desenvolvendo estudos sobre a atuação de produtos naturais contra a doença. Os estudos utilizam inclusive substâncias encontradas na flora amazônica.

 

Os pesquisadores trabalham, inicialmente, com modelagens computacionais, em que, por meio de um banco de dados, selecionam substâncias já conhecidas que poderiam atuar na inibição da doença. Por essa modelagem, alguns compostos naturais foram capazes de impedir o contágio e a replicação do coronavírus.

 

A pesquisadora Ananda Antônio explica que três classes químicas de substâncias tiveram resultados mais promissores, como flavonoides, terpenoides e esteroides. Mas é preciso cautela.

 

Os pesquisadores preferem inclusive, não divulgar quais plantas estão sendo estudadas para que não haja uma corrida em busca da substância antes dos testes conclusivos.

 

A equipe está otimista com o avanço das pesquisas e com os resultados dos estudos obtidos até o momento. Segundo Ananda, pode haver resultados a curto prazo.

 

Os pesquisadores reforçam que o uso de plantas medicinais é muito difundido em todo o mundo, mas no caso da Covid-19, por se tratar de uma doença nova, não é seguro utilizar qualquer medicação ou tratamento sem o devido respaldo científico.

 

O uso indevido pode gerar intoxicação e efeitos colaterais que agravem o estado do paciente.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo