Aplicativo vai permitir realização de prova de vida por meio digital

A primeira etapa desse processo será feita por reconhecimento facial

Publicado em sexta-feira, 21 Agosto, 2020 - 14:10 Por Anna Luísa Praser - Brasília

A prova de vida realizada por aposentados todos os anos, ganhou uma novidade totalmente digital: é que a partir desse ano, a primeira etapa desse processo será feita por reconhecimento facial no aplicativo Meu Gov.br. O procedimento é totalmente seguro e poderá ser feito no conforto de casa.

O lançamento da prova de vida digital deve acontecer já nas próximas semanas. Mas os aposentados que possuem Carteira de Motorista ou biometria digital cadastrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral e que quiserem se antecipar, já podem ir baixando o aplicativo nos celulares e fazendo essa primeira etapa do processo, que é realizada com base na identificação dos traços dos rostos.

O reconhecimento facial vai garantir mais confiabilidade à prova de vida. O aplicativo Meu Gov.br já é utilizado para criar e qualificar contas no gov.br, recuperar senhas e para acessar a CNH digital, por exemplo. Para ter acesso a todos os serviços do aplicativo é preciso cadastrar uma única senha.

Para o reconhecimento facial é necessário ficar atendo a alguns detalhes na hora de tirar a foto: são solicitados o registro de alguns movimentos faciais, para garantir a proteção da operação. Depois de feito esse processo, pronto! A foto é comparada com a base de dados do TSE ou da CNH, a imagem é reconhecida e uma conta no gov.br é automaticamente aberta quando o usuário ainda não tem ou revalidada quando a conta já existe.

A operação é segura e os dados dos usuários ficam totalmente protegidos como detalha o diretor do Departamento dos Serviços Públicos Digitais, Luiz Miadaira.

O aplicativo foi desenvolvido exclusivamente para celulares e está disponível, totalmente de graça, para telefones com sistema android e IOS. Se por algum motivo, o telefone for perdido ou roubado, também não há com que se preocupar. Mesmo que terceiros tentem acessar o aplicativo, o reconhecimento facial impedirá que outra pessoal além do dono da conta acesse qualquer dado. Quanto ao cidadão que quiser trocar de telefone, basta baixar o aplicativo novamente, insere a senha e refazer o reconhecimento por meio das características faciais.

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Preso golpista que enganou mais de 50 mulheres com perfil falso

Eliezer de Queiroz Moreira se passava por milionário para atrair as vítimas

Baixar arquivo
Educação

Professores de escolas particulares do RJ suspendem greve

Profissionais voltam às aulas presenciais na próxima quarta-feira (28)

Baixar arquivo
Política

Vice Daniela Reinehr assume governo de Santa Catarina na terça (27)

Governador Carlos Moisés virou réu por ter reajustado irregularmente o salário dos procuradores do estado e ficará afastado por 180 dias

Baixar arquivo
Saúde

UFRJ apresenta publicação sobre nitazoxanida contra a covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, comemorou o primeiro resultado positivo do estudo clínico com o vermífugo nitazoxanida para o tratamento da covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

Morre Jane Di Castro, artista pioneira na luta LGBTI

Atriz e cantora foi vítima de um câncer e estava internada desde o último dia 14

Baixar arquivo
Saúde

Rodrigo Maia busca consenso para impasse sobre vacina chinesa

Após encontro com governador João Doria nesta sexta-feira (23), presidente da Câmara disse estar aberto ao diálogo para garantir acesso à CoronaVac, e defendeu a produção da vacina em parceria com o Instituto Butantan

Baixar arquivo