Comércio vai poder funcionar por até 8 horas em São Paulo

Regra valerá para cidades que estão na fase amarela da flexibilização

Publicado em 20/08/2020 - 12:27 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O comércio vai poder funcionar por até 8 horas em São Paulo. Na próxima sexta-feira (21), o governo deve publicar um decreto autorizando o funcionamento dos estabelecimentos comerciais por 8 horas por dia nas cidades que estão na fase amarela, a terceira fase do Plano São Paulo, que vem orientando o programa de flexibilização da quarentena.

Segundo a regra em vigor, escritórios, comércio de rua, shoppings centers, bares e restaurantes podem funcionar por no máximo seis horas por dia. Como já acontece, cada estabelecimento poderá definir se vai funcionar ininterruptamente ou se vai escalonar o horário.

Bares e restaurantes continuam proibidos de funcionar depois das 22 horas.

Segundo o coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, Flávio Amari, a avaliação é de que seria seguro ampliar o horário de funcionamento, mas existe risco de que a medida resulte em mais infecções.

Segundo o Amari, depois das 10 da noite, as pessoas reduzem o nível de vigilância e ficam mais expostas a infecção. A restrição de horário para o funcionamento noturno deve ser mantido inclusive na quarta fase do plano São Paulo, que é a fase verde.

Nessa quarta-feira (19), 86% da população que mora no estado estava em cidades na fase amarela. Até agora, nenhuma cidade conseguiu avançar para a fase verde. O estado de São Paulo registrou nessa quarta-feira mais de 721 mil casos de coronavírus e o número de óbitos ficou em 27 mil 591.

 

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo