Cresce o interesse por mel e derivados no Médio Solimões

Motivo são as propriedades medicinais, segundo o Instituto Mamirauá

Publicado em 26/08/2020 - 08:51 Por Renata Martins - Brasília

Um mapeamento realizado pelo Instituto Mamirauá aponta que o interesse por produtos como mel, pólen e própolis de abelhas no Médio Solimões e em outras regiões do Amazonas cresceu durante a pandemia.

O levantamento foi feito este mês pela equipe do Programa de Manejo de Agroecossistemas.

De acordo com o Instituto Mamirauá, a alta procura tem ocorrido graças às ricas propriedades medicinais e nutricionais que esses produtos potencialmente apresentam. O assessor técnico do programa Jacson Rodrigues destaca que o mel das abelhas chamadas de Jandaíra tem atraído interesse por serem utilizados pelos povos das florestas e até em áreas urbanas, nos preparos tradicionais de chás e xaropes caseiros.

O desafio é tornar esse cenário de crescente interesse em oportunidade de ampliar a renda para algumas comunidades da Amazônia. Para Jacson, a cadeia precisa avançar no volume e na regularidade da produção.

O Instituto Mamirauá realiza capacitações e assessoria técnica voltadas para a formação de agentes multiplicadores, melhoria das práticas de manejo e incentivo à multiplicação das colmeias. A assessoria técnica é oferecida às famílias de criadores em todas as etapas do manejo, que vão desde a construção de caixas padronizadas, processo de captura da colmeia e transferência para a caixa, até a multiplicação de colmeias e a extração de mel.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo