Divergências marcam última audiência pública virtual sobre o projeto de concessão da Cedae

Cedae

Publicado em 04/08/2020 - 22:55 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Nesta terça-feira (4), foi realizada a terceira e última audiência pública virtual para apresentar e debater o projeto de concessão dos serviços de saneamento básico da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), em até 64 municípios fluminenses.

 

O governo do estado pretende vender a outorga dos serviços de distribuição de água da Cedae, que continuará cuidando da captação e do tratamento da água na região metropolitana do Rio. Participaram diversas autoridades, especialistas, representantes de trabalhadores e da sociedade civil organizada.

 

O secretário de desenvolvimento econômico do Estado, Marcelo Lopes, ressaltou que o projeto, desenhado do pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de trazer benefícios para o meio ambiente e à saúde da população, deve gerar cerca de 28 mil empregos.

 

Segundo Lopes, a concessão regionalizada está alinhada ao novo marco regulatório do saneamento aprovado pelo Congresso Nacional.

 

Representante do Movimento Baía Viva, o ambientalista Sérgio Ricardo contestou a legalidade da audiência virtual para debater a proposta num cenário de pandemia. O ambientalista avalia que o processo foi acelerado e criticou a proposta de concessões que o governo trabalha.

 

O presidente do Instituto Trata Brasil, Edson Carlos, defende a nova modelagem do serviço e avalia que o importante é que o cidadão seja atendido no seu direito. Segundo Edson Carlos, o modelo atual não conseguiu dar conta do desafio da universalização do sistema e de entregar um serviço compatível com a tarifa que cobra. 

 

A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz, Adriana Sotero, foi outra que criticou a realização da  audiência pública durante a pandemia e também a falta do contraditório aos participantes para as respostas dadas pelas autoridades. Sotero avalia que ainda há muitas lacunas no projeto elaborado.

 

Segundo o governo do estado, esse é o maior projeto de concessão em infraestrutura em andamento no país, com investimentos previstos de R$ 33,5 bilhões para universalizar o saneamento básico.

Últimas notícias
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo