Morre Dom Pedro Casaldáliga, defensor dos direitos dos indígenas e ribeirinhos

Defensor dos direitos dos indígenas e ribeirinhos

Publicado em 08/08/2020 - 14:48 Por Nelson Lin - São Paulo

Faleceu neste sábado (8), aos 92 anos, o bispo emérito de São Félix do Araguaia, dom Pedro Calsadáliga, expoente na luta contra a ditadura militar no Brasil e um defensor dos direitos humanos e sociais dos indígenas e povos ribeirinhos.

 

Ele faleceu às 9h40 na cidade de Batatais, no estado de São Paulo, onde havia sido removido para tratamento médico devido a problemas respiratórios. Nos três testes que fizeram nele, houve resultado negativo para a Covid-19.

 

Nascido na região da Catalunha, na Espanha, em 16 de fevereiro de 1928, Casaldáliga se radicou no Brasil em 1968, em plena ditadura militar, sendo nomeado em 1971 como o bispo prelado de São Félix do Araguaia, cargo que ocupou até a sua renúncia em 2005. Foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário, o Cimi, nos anos 70.

 

Adepto da Teologia da libertação, seu lema de vida era “Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar”. Porém, sua luta pelos direitos dos povos indígenas e ribeirinhos lhe trouxe ameaças de morte e no período da ditadura militar, foi por cinco vezes ameaçado de expulsão do país.

 

Num dos casos mais graves, em 1976, ele, junto com o jesuíta João Bosco Burnier, foram tentar libertar duas mulheres que haviam sido presas e estavam sendo torturadas numa delegacia na cidade de Ribeirão Cascalheira. Após forte discussão, o jesuíta Burnier acabou morto pelos policiais com um tiro na nuca.

 

Segundo a prelazia de São Félix do Araguaia, o velório de Dom Pedro Casaldáliga vai ocorrer a partir das 15h deste sábado na capela de Claretiano, em Batatais, estado de São Paulo. Depois, seu corpo também será velado no município de Ribeirão Cascalheira, no Mato Grosso, no dia 10 de agosto e, posteriormente, seu corpo será sepultado na cidade de São Félix do Araguaia.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo