No Rio, entregadores criam rede para trabalho fora de aplicativos

Eles criaram a rede Despatronados e gerenciam os serviços

Publicado em 17/08/2020 - 16:56 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

Entregadores se uniram, no Rio de Janeiro, para a prestação de serviços de delivery sem estarem vinculados aos tradicionais aplicativos de entregas de alimentos, como Rappi, Uber Eats, Ifood e outros. Eles criaram a rede Despatronados e gerenciam, diretamente com os clientes, os serviços.

Segundo a plataforma do Despatronados, a empresa nasceu da necessidade de cuidar coletivamente do trabalho dos entregadores, sem patrões e por fora dos aplicativos. A rede já conta com entregadores em diversos bairros da cidade e surgiu como resposta às condições ruins de trabalho e baixo rendimento que os entregadores têm encontrado nos aplicativos.

Durante a quarentena, quando esse tipo de trabalho cresceu, os entregadores realizaram duas paralisações denunciando o desequilíbrio nas relações com as empresas, ambas ao longo do mês de julho. O estudo “Condições de trabalho de entregadores via plataforma digital durante a Covid-19”, realizado por pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), do Ministério Público do Trabalho e da UFPR (Universidade Federal do Paraná), entre outros, identificou jornadas de trabalho maiores e queda nos rendimentos de 58,9% dos entrevistados.

Antes da pandemia, 38,2% dos entregadores trabalhavam até oito horas por dia; 54,1%, entre nove e 14 horas; e 7,8%, acima de 15 horas.

Durante a quarentena, 43,3% trabalhavam até oito horas diárias; e 56,7%, por mais de nove horas. Além disso, 78,1% faziam entregas em seis ou sete dias da semana.

Foram entrevistadas 298 pessoas em 29 cidades por meio de um questionário online. Segundo a pesquisa, cerca de metade recebia até R$520 por semana antes da pandemia. Depois, 71,9% declararam receber até 520 reais, e 83,7%, até R$650 reais.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo