Três unidades móveis flutuantes do INSS retomam nesta segunda-feira (03) os ciclos de navegações pela Amazônia para atender municípios ribeirinhos.
Os PrevBarcos vão oferecer os benefícios previdenciários rurais e urbanos, como aposentadoria, pensões, auxílios, salário-maternidade, além do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social, do seguro-defeso e atualização de benefícios. Vão levar também informação e orientações em geral.
O PrevBarco Manaus 1 deixou a capital amazonense na madrugada desta segunda-feira (03) com previsão de encerramento da missão em dezembro deste ano. Os atendimentos serão realizados em nove cidades do Amazonas; começando por Alvarães e finalizando em Codajás.
Já o PrevBarco Manaus 2 chega hoje à cidade de Humaitá, o primeiro dos nove municípios da missão na calha do Rio Madeira, finalizando os serviços no município Careiro da Várzea.
No Pará, o PrevBarco Pará 2 inicia os atendimentos no município de Óbidos; e finaliza de 24 a 26 de agosto em Santa Maria do Uruará. A gerente do PrevBarco do Pará, Ane Guedes, falou da expectativa de atendimentos e as precauções por causa da Covid-19.
O PrevBarco Pará 2, especificamente, não terá o serviço de perícia. Segundo o INSS, o segurado que não tem serviço de perícia poderá pedir o benefício e anexar o atestado médico para solicitar a antecipação do Auxílio-doença via internet. E, para isso, nem precisa esperar a visita do PREVBarco. Ele pode fazer o pedido via Prefeituras ou Associações representativas, como colônias de pescadores.