Sete em cada 10 agentes penitenciários estão com a saúde mental abalada diante da pandemia

Diante da pandemia

Publicado em 07/08/2020 - 08:22 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O sistema carcerário, que já é tenso no Brasil, ficou pior com a pandemia de coronavírus. Foi o que constatou uma pesquisa da FGV que ouviu agentes penitenciários do país inteiro.

 

Medo. Essa é a sensação que 8 em cada 10 agentes penitenciários sentem todos os dias quando vão para o trabalho.

 

87% desses agentes conhecem pelo menos um colega que teve a Covid-19 e 68% conhecem pelo menos um detento na mesma situação.

 

Ao mesmo tempo, menos da metade, 48%, recebeu equipamentos de proteção individual para trabalhar, como máscaras, e menos de um quarto, 23%, fez o teste.

 

Para Gabriela Lotta, uma das coordenadoras da pesquisa, esse é um cenário que pode estar escondendo o tamanho da pandemia nos presídios brasileiros.

 

Fazer os testes também não significa melhorar a situação. Para 73% desses profissionais a resposta dos presídios nos casos em que os presos tiveram o diagnóstico confirmado, não conseguiu  isolar os doentes e a solução foi de regular a péssima.

 

Nos presídios da região Norte, a situação é ainda pior. Só 26% dos agentes dizem ter recebido equipamentos de proteção. São Paulo que é o estado que tem o maior sistema penitenciário do país e registra o maior número de casos de coronavírus, São Paulo testou menos de 5% dos agentes penitenciários. E essa é uma realidade que os trabalhadores precisam esconder.

 

Quase um terço dos profissionais afirma que sofre pressão dos gestores para não falar o que acontece.

 

Resultado: mais de sete, em cada 10 agentes, dizem que estão com a saúde mental abalada.

 

Só 5% dos agentes estão recebendo apoio da instituição onde trabalham. A pesquisa ouviu 613 profissionais da polícia penal em todo o país entre os dias 15 de junho e 1º de julho.

 

Em nota, o Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça, disse que doou cerca de 2 milhões de mascaras descartáveis, 50 mil máscaras N95 e 87 mil testes rápidos para os estados e o Distrito Federal, que podem ser usados para os servidores do sistema penitenciário e para os presos.

 

Em relação ao assédio, disse que serão apuradas as possíveis irregularidades do Sistema Penitenciário Federal (SPF). Não falou sobre o problema nos estados.

 

Sobre o estado de São Paulo, a Secretaria de Administração Penitenciária disse que vai testar todos os funcionários e que até essa quinta-feira, entre testes rápidos e PCR foram feitos 6.094 exames entre os servidores da pasta.

 

Levando em conta o número de agentes penitenciários, 49 mil, os testes correspondem a cerca de 12% de cobertura. A secretaria também informou que garante atendimento psicossocial contínuo para os funcionários.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo