Teletrabalho sem adaptação do ambiente pode causar dores no corpo e perda de sono

Pesquisa

Publicado em 05/08/2020 - 07:40 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O teletrabalho ou home office tornou-se uma realidade para muitos trabalhadores durante essa pandemia. Porém, sem uma adaptação adequada ou um acompanhamento por parte do setor da saúde do trabalho, a mudança pode aumentar as dores no corpo e trazer problemas para o sono.

 

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo em parceria com o Instituto de Estudos do Emprego, do Reino Unido, ouviu mais de 530 trabalhadores entre junho e julho deste ano para saber como estão as condições do trabalho remoto no Brasil. Dos entrevistados, 87% começaram a trabalhar em casa por causa da pandemia, mas apenas 15% receberam algum suporte do empregador.

 

A servidora pública Celina Coelho teve que investir com recursos próprios para adaptar a casa ao trabalho.

 

Mais da metade dos trabalhadores relataram aumento de desconfortos físicos. 55% dos entrevistados afirmaram que a perda do sono aumentou. 57% relataram aumento de dores no pescoço, e 58% tiveram aumento de dores nas costas. Além disso, foram relatados outros sintomas com frequência maior que o habitual, como fadiga ocular e dor de cabeça.

 

A pesquisa ainda incluiu um instrumento usado pela Organização Mundial da Saúde para avaliar o estado de saúde mental e bem-estar das pessoas. De uma escala de 0 a 25, a amostra estudada no Brasil teve uma nota 13, considerada de baixo bem-estar.

 

Um dos autores do estudo, o pesquisador da FGV Alberto Ogata, destacou que as pessoas relataram uma dificuldade maior para gerenciar o tempo e dividir a vida pessoal da profissional.

 

Dos entrevistados, 62% disseram que não fazem atividade física como antes; 46% dizem que estão trabalhando mais horas e em horários irregulares e 35% continuaram trabalhando mesmo tendo ficado doente.

 

O estudo alerta para que as empresas tomem medidas para melhorar as condições do teletrabalho. Caso contrário, as taxas de adoecimento tendem a aumentar.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo