Agências do INSS reabrem, mas sem atendimento de perícia

Médicos peritos não retornaram ao trabalho alegando falta de segurança

Publicado em 14/09/2020 - 16:03 Por Dayana Vítor - Brasília

As perícias médicas que estavam agendadas para esta segunda-feira, primeiro dia de reabertura de 600 agências do INSS-Instituto Nacional do Seguro Social em todo o país, foram suspensas. O Instituto cancelou os atendimentos presenciais depois que os médicos peritos decidiram não retornar às suas atividades alegando falta de segurança.

Quem tinha perícia agendada para esta segunda e para os próximos dias precisa remarcar pelo telefone 135, pelo site ou aplicativo Meu INSS.

A justificativa da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais é que, durante vistorias em agências do INSS, ficou constatado que das mais de 800 unidades que oferecem perícia pelo Brasil, apenas 12 tinham estrutura para retorno seguro neste período de pandemia do novo coronavírus. O presidente do órgão, Luiz Carlos de Teive, afirmou que os profissionais esperam adequações nos consultórios das agências.

Mas a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho garantiu que desde o dia 8, já faz as adequações sugeridas pelos médicos para o retorno das perícias. E afirmou ainda que a partir desta segunda-feira, as inspeções nas agências serão feitas em conjunto entre a Pasta e o INSS.

Enquanto o atendimento não é retomado, nas unidades reabertas do INSS é possível realizar avaliação social, cumprimento de exigência, justificativa administrativa e reabilitação profissional. Mas é preciso agendar pelos canais remotos. O diretor de Atendimento do INSS, Jobson Sales, explica os motivos para o agendamento.

A autônoma Maria Alves agendou e conseguiu ser atendida nesta segunda-feira, sem dificuldades.

Segundo o INSS, agências reabertas contam com distanciamento social, barreiras de acrílico, equipamentos de proteção individual e limpeza frequente. No Amapá, o retorno deve ocorrer só no dia 21 de setembro, para que sejam feitas adequações nas agências para evitar a propagação da covid-19.

Já em São Paulo, ainda não há previsão de retorno, porque a Justiça Federal suspendeu a retomada das atividades presenciais a pedido do Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência do estado.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo