Agências do INSS reabrem, mas sem atendimento de perícia

Médicos peritos não retornaram ao trabalho alegando falta de segurança

Publicado em 14/09/2020 - 16:03 Por Dayana Vítor - Brasília

As perícias médicas que estavam agendadas para esta segunda-feira, primeiro dia de reabertura de 600 agências do INSS-Instituto Nacional do Seguro Social em todo o país, foram suspensas. O Instituto cancelou os atendimentos presenciais depois que os médicos peritos decidiram não retornar às suas atividades alegando falta de segurança.

Quem tinha perícia agendada para esta segunda e para os próximos dias precisa remarcar pelo telefone 135, pelo site ou aplicativo Meu INSS.

A justificativa da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais é que, durante vistorias em agências do INSS, ficou constatado que das mais de 800 unidades que oferecem perícia pelo Brasil, apenas 12 tinham estrutura para retorno seguro neste período de pandemia do novo coronavírus. O presidente do órgão, Luiz Carlos de Teive, afirmou que os profissionais esperam adequações nos consultórios das agências.

Mas a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho garantiu que desde o dia 8, já faz as adequações sugeridas pelos médicos para o retorno das perícias. E afirmou ainda que a partir desta segunda-feira, as inspeções nas agências serão feitas em conjunto entre a Pasta e o INSS.

Enquanto o atendimento não é retomado, nas unidades reabertas do INSS é possível realizar avaliação social, cumprimento de exigência, justificativa administrativa e reabilitação profissional. Mas é preciso agendar pelos canais remotos. O diretor de Atendimento do INSS, Jobson Sales, explica os motivos para o agendamento.

A autônoma Maria Alves agendou e conseguiu ser atendida nesta segunda-feira, sem dificuldades.

Segundo o INSS, agências reabertas contam com distanciamento social, barreiras de acrílico, equipamentos de proteção individual e limpeza frequente. No Amapá, o retorno deve ocorrer só no dia 21 de setembro, para que sejam feitas adequações nas agências para evitar a propagação da covid-19.

Já em São Paulo, ainda não há previsão de retorno, porque a Justiça Federal suspendeu a retomada das atividades presenciais a pedido do Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência do estado.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo
Saúde

Rio não tem registro de casos da variante Ômicron no estado

Secretaria de Saúde vai emitir um alerta às vigilâncias municipais para aumento da atenção a casos de viajantes que apresentem quadro de síndrome gripal, com realização de exame PCR, monitoramento e notificação por meio dos canais oficiais.

Baixar arquivo
Educação

Carreta leva artes, ciência e meio ambiente para a população do Rio

O Busão das Artes, com 15 metros de extensão, foi adaptado para receber experimentos interativos científicos e projetos de artes visuais e começou a circular pelas ruas e praças da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia faz operação para capturar responsáveis por morte de sargento

A ação acontece em comunidades da zona norte do Rio. Os agentes procuram pelos criminosos envolvidos no assassinato do do sargento Jamilton Machado de Assis, atingido, em outubro, por um tiro na cabeça dentro de uma viatura.

Baixar arquivo