Amazonas inicia processo para primeira concessão florestal do estado

Publicado em 04/09/2020 - 20:51 Por Renata Martins - Brasília

A Lei, que autoriza a realização de concessões florestais em Unidades de Conservação do Amazonas, já foi sancionada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima.

A medida permite que o governo conceda a empresas ou grupos o direito de manejar florestas públicas para extrair madeira e produtos não madeireiros autorizados.

Quem ganhar a licitação paga pelo direito de exploração da área ao estado.

A Floresta Estadual de Maués será a primeira a passar pelo processo de concessão.

O secretário de Meio Ambiente do estado, Eduardo Taveira, explica que o processo ainda está em fase inicial de realização de estudos ambientais e socioeconômicos. E que o edital de licitação só será lançado após consulta às comunidades.

A previsão é que o edital seja lançado em dezembro de 2021.

Para o governo, as concessões florestais representam uma alternativa econômica sustentável, por conservar as áreas e promover geração de renda.

Só com a Floresta Estadual de Maués, o governo pretende arrecadar R$11 milhões por ano. Segundo o executivo amazonense a concessão também vai gerar quatro mil empregos diretos e indiretos.

Oito florestas públicas estaduais devem ser concedidas à iniciativa privada, Além de Maués, unidades nos municípios de Apuí, Canutama, Tapauá, Novo Aripuanã e Rio Preto da Eva.


 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Braskem: moradores falam sobre a vida após a desocupação de bairros

Mutange, Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol. Esses são os bairros “fantasmas” no entorno da lagoa do Mundaú, em Maceió, que foram evacuados pelo risco de desabamento recorrente da exploração mineral de sal-gema pela empresa petroquímica Braskem.
 

Baixar arquivo
Geral

Segunda etapa do Revalida acontece neste fim de semana

A prova de habilidades clínicas é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Baixar arquivo
Geral

Mais um tremor de terra é registrado em mina de Maceió

Foi registrado um abalo sísmico de magnitude 0,89, a 300 metros de profundidade.

Na sexta (1), um outro abalo já havia sido registrado no mesmo local, o que coloca em alerta máximo a Defesa Civil.

Baixar arquivo
Internacional

Lula compara guerra em Gaza a um genocídio

A declaração foi dada neste sábado (2), em mais um evento com líderes mundiais, durante a COP28, nos Emirados Árabes. Na reunião do G-77 sobre mudanças do clima, o presidente brasileiro se disse “incomodado” com a situação dos conflitos, incluindo entre Rússia e Ucrânia. Um dia após se reunir com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterrez, Lula voltou a criticar o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Geral

Cúpula Social do Mercosul vai ser retomada, após sete anos

O evento acontece no Rio de Janeiro, na segunda (4) e terça-feira (5), antes do encontro dos líderes dos países que compõem o Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Baixar arquivo
Geral

Mortes violentas na Amazônia são 45% mais altas que média nacional

No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.

Baixar arquivo