Antiga sede da Rádio Nacional, Edifício A Noite será vendido

Autorização foi publicada no Diário Oficial da União

Publicado em 29/09/2020 - 13:44 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O histórico edifício A Noite, que por décadas foi a casa da Rádio Nacional do Rio, será vendido pela União. A autorização da Secretaria de Desestatização do Ministério da Economia foi publicada no diário oficial desta terça-feira (29). O prédio fica na Praça Mauá, zona portuária carioca, que foi revitalizada recentemente, e também abriga o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio. Mas, apesar de toda história que guarda, o edifício está abandonado.

Construído na década de 20, ele foi projetado pelo arquiteto Joseph Gire, responsável também pelo Copacabana Palace e o Hotel Glória. Quando foi inaugurado em 1929, com 22 andares e 120 metros, se tornou o maior arranha céu da América do Sul. Seu nome vem do extinto jornal A Noite, que funcionava no espaço, até ele se tornar a sede da Rádio Nacional, quando ela foi criada em 1936. A partir daí, os principais nomes da cultura brasileira passaram a circular por seus corredores e elevadores, já que a emissora era o principal veículo de comunicação do país, papel que ocupou ao longo das décadas de ouro do Rádio.

O prédio pertence a União desde 1940, quando foi tomado por causa das dívidas do seu antigo proprietário e em anos mais recentes passou a abrigar também departamentos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, mas começou a ser esvaziado em 2012 por causa das suas condições precárias.

Após o processo de desocupação a Rádio Nacional se mudou para um novo endereço na Lapa, região central do Rio, e o Prédio A Noite passou a ser apenas mais um monumento abandonado na cidade.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo