logo Radioagência Nacional
Geral

Antiga sede da Rádio Nacional, Edifício A Noite será vendido

Autorização foi publicada no Diário Oficial da União
Baixar
Tâmara Freire
29/09/2020 - 13:44
Rio de Janeiro

O histórico edifício A Noite, que por décadas foi a casa da Rádio Nacional do Rio, será vendido pela União. A autorização da Secretaria de Desestatização do Ministério da Economia foi publicada no diário oficial desta terça-feira (29). O prédio fica na Praça Mauá, zona portuária carioca, que foi revitalizada recentemente, e também abriga o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio. Mas, apesar de toda história que guarda, o edifício está abandonado.

Construído na década de 20, ele foi projetado pelo arquiteto Joseph Gire, responsável também pelo Copacabana Palace e o Hotel Glória. Quando foi inaugurado em 1929, com 22 andares e 120 metros, se tornou o maior arranha céu da América do Sul. Seu nome vem do extinto jornal A Noite, que funcionava no espaço, até ele se tornar a sede da Rádio Nacional, quando ela foi criada em 1936. A partir daí, os principais nomes da cultura brasileira passaram a circular por seus corredores e elevadores, já que a emissora era o principal veículo de comunicação do país, papel que ocupou ao longo das décadas de ouro do Rádio.

O prédio pertence a União desde 1940, quando foi tomado por causa das dívidas do seu antigo proprietário e em anos mais recentes passou a abrigar também departamentos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, mas começou a ser esvaziado em 2012 por causa das suas condições precárias.

Após o processo de desocupação a Rádio Nacional se mudou para um novo endereço na Lapa, região central do Rio, e o Prédio A Noite passou a ser apenas mais um monumento abandonado na cidade.

 

x