Brasil registra safra recorde de grãos do período 2019/20
O Brasil registrou safra recorde de grãos do período 2019/20, com o registro histórico atualizado de 257,8 milhões de toneladas, tendo à frente a soja, o milho e o algodão. Esse volume é 4,5% ou 11 milhões de toneladas superior ao da safra passada.
A informação é da última atualização deste ano-safra, divulgada nesta quinta-feira (10), no décimo segundo Levantamento de Grãos realizado pela Conab - Companhia Nacional de Abastecimento. O presidente da Conab, Guilherme Bastos, falou sobre o aumento da produção no período.
Foi registrada a produção de 11,2 milhões de toneladas de arroz e crescimento de 6,7 por cento em relação à safra anterior.
Com referência à oferta e à demanda do produto, mesmo com a provável intensificação das importações nos próximos meses, a balança comercial deve ser superavitária, em torno de 400 mil toneladas. O diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Sílvio Farnese, descartou a possibilidade de desabastecimento do grão e de aumento de preço.
A Conab projeta crescimento de 5,1% no consumo de arroz, puxado pelas refeições mais frequentes dentro de casa neste período de pandemia.
Ainda para a safra 2019/20, de março de 2020 até fevereiro de 2021, a expectativa é que as exportações cheguem a 1,5 milhão de toneladas; e as importações, 1,1 milhão de toneladas do produto.
*Produção de Rosemary Cavalcante



