INSS tem 150 agências atendendo com serviço de perícia
O INSS informou que dos 486 peritos médicos que deveriam ter retornado ao trabalho ontem (21), 149 fizeram atendimentos presenciais em 57 agências da Previdência Social em todo o país. Ao todo, foram quase 1.400 perícias feitas, só nessa segunda-feira.
Para os próximos dias, serão 150 agências que vão fazer o trabalho de perícia. São as 100 que já haviam sido consideradas aptas na semana passada, mais 50 que abrem agendamento a partir de hoje, ainda segundo o INSS.
Inclusive, hoje, foi publicada uma portaria tratando justamente do atendimento da perícia médica por conta do retorno gradual ao trabalho desses profissionais. Quem estava marcado e não foi atendido semana passada por causa da paralisação ou porque, por algum outro motivo, não fez a perícia, pode remarcar o atendimento pelo telefone 135.
Claro que para as agências que ainda estão fechadas ou naquelas em que não há o serviço de perícia, esse reagendamento não é válido.
Na semana passada, os peritos deveriam ter retornado ao trabalho, mas não voltaram por considerar que não havia segurança para isso, questões como falta de equipamentos, de higienização das agências, por exemplo. Desde então, vistorias têm sido feitas nas agências para garantir a segurança de funcionários e público.
O fato é que quem for a uma agência deve usar máscara. A pessoa também vai ter a temperatura corporal aferida. A recomendação é para que o interessado chegue um pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas e mantenha o distanciamento de pelo menos 1 metro entre outras pessoas.
Lembrando, que entre os serviços que poderão ser feitos presencialmente estão o cumprimento de exigência, avaliação social, reabilitação profissional, além da perícia médica. Repetindo, o telefone para agendamento é o 135. Também pode ser feito pelo aplicativo e pelo site Meu INSS.