logo Radioagência Nacional
Geral

INSS retoma perícias médicas em 151 agências nesta quinta (17)

Unidades passaram por vistoria para retorno seguro dos atendimentos
Baixar
Victor Ribeiro
16/09/2020 - 17:57
Brasília
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta atendimento presencial nas agências.
© Tomaz Silva/Agência Brasil

O serviço de perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ser retomado nesta quinta-feira (17) em 151 agências espalhadas pelo Brasil. A decisão ocorreu depois que inspeções de representantes do instituto e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia verificaram que essas unidades atendem as exigências da Associação Nacional dos Médicos para o retorno seguro às atividades, sem risco de contaminação pelo novo coronavírus.

A novidade foi anunciada pelo presidente do instituto, Leonardo Rolim, nesta quarta-feira, após ele e os secretários especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, e de Previdência, Narlon Gutierre, acompanharem a vistoria de uma das unidades de atendimento da Previdência na região central de Brasília. Leonardo garantiu que essas 151 agências estão prontas para retomar o trabalho de perícia.

Após a inspeção na agência da Previdência aqui em Brasília, o secretário especial da Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, assegurou que a retomada das perícias médicas será com segurança para todos.

Na última segunda-feira (14), 600 agências do INSS espalhadas pelo Brasil reabriram as portas para atendimento agendados pelo telefone 135, pelo site e pelo aplicativo Meu INSS. Existia a previsão de que as perícias médicas também voltassem, mas os médicos se recusaram a retornar ao trabalho presencial, alegando falta de segurança. Então, ficaram disponíveis os serviços de cumprimento de exigências, avaliação social, reabilitação profissional e justificativa administrativa.

Procurada nesta quarta-feira pela Rádio Nacional para se manifestar sobre a retomada das perícias médicas, a Associação Nacional dos Médicos Peritos não se posicionou sobre o assunto. Mas nessa terça-feira, o órgão divulgou nota afirmando que a categoria não iria reconhecer nenhuma vistoria realizada por agentes externos. Também acrescentou que espera a revogação de portaria da Secretaria de Especial de Previdência e INSS sobre o assunto, publicada nessa terça, para permitir que o Serviço de Perícia Médica Federal volte a ordenar o fluxo das inspeções.

x