INSS retoma perícias médicas em 151 agências nesta quinta (17)

Unidades passaram por vistoria para retorno seguro dos atendimentos

Publicado em 16/09/2020 - 17:57 Por Victor Ribeiro - Brasília

O serviço de perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ser retomado nesta quinta-feira (17) em 151 agências espalhadas pelo Brasil. A decisão ocorreu depois que inspeções de representantes do instituto e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia verificaram que essas unidades atendem as exigências da Associação Nacional dos Médicos para o retorno seguro às atividades, sem risco de contaminação pelo novo coronavírus.

A novidade foi anunciada pelo presidente do instituto, Leonardo Rolim, nesta quarta-feira, após ele e os secretários especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, e de Previdência, Narlon Gutierre, acompanharem a vistoria de uma das unidades de atendimento da Previdência na região central de Brasília. Leonardo garantiu que essas 151 agências estão prontas para retomar o trabalho de perícia.

Após a inspeção na agência da Previdência aqui em Brasília, o secretário especial da Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, assegurou que a retomada das perícias médicas será com segurança para todos.

Na última segunda-feira (14), 600 agências do INSS espalhadas pelo Brasil reabriram as portas para atendimento agendados pelo telefone 135, pelo site e pelo aplicativo Meu INSS. Existia a previsão de que as perícias médicas também voltassem, mas os médicos se recusaram a retornar ao trabalho presencial, alegando falta de segurança. Então, ficaram disponíveis os serviços de cumprimento de exigências, avaliação social, reabilitação profissional e justificativa administrativa.

Procurada nesta quarta-feira pela Rádio Nacional para se manifestar sobre a retomada das perícias médicas, a Associação Nacional dos Médicos Peritos não se posicionou sobre o assunto. Mas nessa terça-feira, o órgão divulgou nota afirmando que a categoria não iria reconhecer nenhuma vistoria realizada por agentes externos. Também acrescentou que espera a revogação de portaria da Secretaria de Especial de Previdência e INSS sobre o assunto, publicada nessa terça, para permitir que o Serviço de Perícia Médica Federal volte a ordenar o fluxo das inspeções.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Economia

Pnad Contínua: taxa de desemprego cai no Brasil durante o 3º trimestre

De acordo com o IBGE, entre as atividades que mais geraram postos de trabalho, estão o comércio, reparo de veículos automotores e motocicletas, indústria geral e construção.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo