INSS retoma perícias médicas em 151 agências nesta quinta (17)

Unidades passaram por vistoria para retorno seguro dos atendimentos

Publicado em 16/09/2020 - 17:57 Por Victor Ribeiro - Brasília

O serviço de perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ser retomado nesta quinta-feira (17) em 151 agências espalhadas pelo Brasil. A decisão ocorreu depois que inspeções de representantes do instituto e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia verificaram que essas unidades atendem as exigências da Associação Nacional dos Médicos para o retorno seguro às atividades, sem risco de contaminação pelo novo coronavírus.

A novidade foi anunciada pelo presidente do instituto, Leonardo Rolim, nesta quarta-feira, após ele e os secretários especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, e de Previdência, Narlon Gutierre, acompanharem a vistoria de uma das unidades de atendimento da Previdência na região central de Brasília. Leonardo garantiu que essas 151 agências estão prontas para retomar o trabalho de perícia.

Após a inspeção na agência da Previdência aqui em Brasília, o secretário especial da Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, assegurou que a retomada das perícias médicas será com segurança para todos.

Na última segunda-feira (14), 600 agências do INSS espalhadas pelo Brasil reabriram as portas para atendimento agendados pelo telefone 135, pelo site e pelo aplicativo Meu INSS. Existia a previsão de que as perícias médicas também voltassem, mas os médicos se recusaram a retornar ao trabalho presencial, alegando falta de segurança. Então, ficaram disponíveis os serviços de cumprimento de exigências, avaliação social, reabilitação profissional e justificativa administrativa.

Procurada nesta quarta-feira pela Rádio Nacional para se manifestar sobre a retomada das perícias médicas, a Associação Nacional dos Médicos Peritos não se posicionou sobre o assunto. Mas nessa terça-feira, o órgão divulgou nota afirmando que a categoria não iria reconhecer nenhuma vistoria realizada por agentes externos. Também acrescentou que espera a revogação de portaria da Secretaria de Especial de Previdência e INSS sobre o assunto, publicada nessa terça, para permitir que o Serviço de Perícia Médica Federal volte a ordenar o fluxo das inspeções.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Dia do Choro é celebrado com festival online esta semana

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Choro, tem festival, com programação especial online, promovido pela Casa do Choro, do Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira (19), que inclui aulas de instrumentos e shows. Os detalhes com Tâmara Freire. 

Baixar arquivo
Esportes

Vasco empata com Boavista e está eliminado do campeonato carioca

O Vasco da Gama empatou em 2 a 2 com o Boavista e está eliminado do campeonato carioca. 

As notícias do futebol com Bruno Mendes. 

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: Brasil já aplicou mais de 32 milhões de doses de vacina

Até este sábado (17), foram mais de 32 milhões de doses de vacina contra a covid-19. 24 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose e mais de 8 milhões, a segunda dose.

Baixar arquivo
Geral

Fiscalização impede festa para 500 pessoas no Recreio, bairro do Rio

Desde que novo decreto foi publicado, a prefeitura da capital já registrou mais de 13 mil autuações, multando 624 estabelecimentos e ambulantes e fechando 185.

Baixar arquivo
Geral

Nova rodada do auxílio emergencial foi paga hoje

O dinheiro só pode ser movimentado pelo aplicativo CAIXA Tem. Para sacar valor em espécie ou transferir para conta-corrente, é preciso aguardar de duas a quatro semanas.

Baixar arquivo
Geral

Menino de oito anos é baleado na cabeça no Rio; estado é grave

Kaio Guilherme Barauna está internado no Hospital Municipal Pedro II. De acordo com familiares, a criança participava de uma comemoração, quando foi atingida.

Baixar arquivo