Mais de 30 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito em 2019

Semana Nacional do Trânsito começa hoje (18) em versão on-line

Publicado em 18/09/2020 - 16:04 Por Dayana Vitor e Anna Luisa Praser - Brasília

A falta de responsabilidade e de atenção no trânsito podem mudar as vidas das pessoas para sempre. O técnico de informática José Barbosa, de 64 anos, foi vítima da imprudência de motoristas duas vezes. Na primeira, em 2014, ele conduzia sua moto e foi fechado por um veículo. A segunda vez em que seu José foi vítima da irresponsabilidade no trânsito doeu bem mais. Em 2018, ele perdeu o filho também em um acidente com motocicleta.

Assim como José e o filho dele, a cada uma hora 20 pessoas dão entrada em hospitais com ferimentos graves. Neste mesmo intervalo de tempo, cinco acidentados morrem em consequência de batidas, fechadas ou capotamentos, de acordo com o Conselho Federal de Medicina.

Em 2019, mais de trinta mil pessoas perderam suas vidas por causa desses episódios, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde. Desses mortos, a maioria são motociclistas e homens. Em seguida vêm os condutores de automóveis e, por último, os pedestres.

Para cada motociclista que perde a vida no trânsito do Brasil, outros 18 ficam inválidos. O diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Flávio Aduro, explica quais as principais consequências dos acidentes com motos para os condutores.

Nesta sexta-feira (18), o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou a Semana Nacional de Trânsito 2020, com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”. A ideia é conscientizar a população para evitar acidentes. Mas por causa da pandemia da covid-19, as ações serão on-line. 

Só nos últimos dez anos, mais de 1,6 milhão de pessoas ficaram feridas nas estradas brasileiras. Para tratar tanta gente nesse período, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou quase R$ 3 bilhões. 

 

*com produção de Renato Lima

 

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet divulga alerta de “grande perigo”, com mais uma onda de calor

A onda de calor, que elevará temperaturas em até 5°C, vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Baixar arquivo