Perícias médicas continuam suspensas no INSS

Instituto está verificando situação das salas de atendimento

Publicado em 15/09/2020 - 15:25 Por Dayana Vítor - Brasília

Atenção, não adianta ir a nenhuma das 600 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reabertas pelo Brasil, para passar por uma perícia médica. Isso porque o serviço continua suspenso até, pelo menos, esta quarta-feira (16), segundo o instituto. É necessário remarcar no telefone 135 ou pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Para que as perícias voltem a ser realizadas, o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho verificam a situação das salas de atendimento para adequarem às solicitações da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais.

A categoria recusou voltar ao trabalho, após vistoria da entidade verificar que, de 800 agências do INSS que realizam perícias pelo Brasil, apenas 12 tinham estrutura para evitar a propagação do novo coronavírus. Mas o governo federal garante que, desde o dia 10 de setembro, já realiza as adequações necessárias.

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, Luiz Carlos de Teive, esclarece que a categoria pretende retomar o trabalho, assim que tudo estiver dentro do sugerido.

Apesar de não haver perícia médica, as agências em funcionamento oferecem cumprimento de exigências, avaliação social, reabilitação profissional e Justificação administrativa. Mas é necessário agendar, como lembra o diretor de Atendimento do INSS, Jobson Sales.

Se você marcar um atendimento em uma das agências reabertas do INSS, segundo o órgão, haverá uma pessoa a cada cinco metros quadrados, higiene constante do ambiente, barreiras de acrílico, equipamentos de proteção individual e limpeza frequente.

 

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo