Semana de Trânsito reforça o papel de cada um para o bem coletivo

“Perceba o risco, proteja a vida” é o tema escolhido para 2020

Publicado em 18/09/2020 - 07:45 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Anualmente, entre os dias 18 a 25 de setembro, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito. Em 2020, o tema será “Perceba o risco, proteja a vida”, com estratégias voltadas ao reforço do papel de cada um para o bem coletivo e para a redução da violência no trânsito.

Para se ter uma ideia, a cada 60 minutos, em média, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito no Brasil, segundo dados da pesquisa do CFM, o Conselho Federal de Medicina, realizada em 2019. Na maioria, homens jovens e em idade produtiva, como detalha o diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de tráfego, Flávio Adura.

“Os homens são mais propensos a se envolverem em acidentes de trânsito que as mulheres. Cerca de ¾ de todas as mortes no trânsito ocorrem entre jovens do sexo masculino com menos de 25 anos de idade”.

Ainda de acordo com a pesquisa do CFM, desastres automotivos deixaram mais de1,6 milhão de pessoas feridas nos últimos 10 anos e geraram profundo impacto financeiro – em torno de R$ 3 bilhões – ao SUS, o Sistema Único de Saúde.

Grande parte desse valor foi investido no tratamento de motociclistas, as principais vítimas do trânsito, como explica Flávio Adura.

“Diferente do número de óbitos, o número de internações se mantém crescente a cada ano. Só na rede do SUS, em 2019 foram mais de 215 mil internações hospitalares. E, mais uma vez, os motociclistas são os que apresentam maiores taxas de internações”.

José Barbosa, de 64 anos, já esteve dos dois lados dessa realidade. Em 2014, uma fechada enquanto conduzia uma moto lhe rendeu sequelas, como a perda de parte dos movimentos de um braço. Mas um outro acidente, em 2018, custou a vida de seu filho.

 “O meu filho Marcelo, de 28 anos, Engenheiro em Computação, sofreu um acidente também por uma fechada de carro, onde chegou a falecer. Isso foi um dos grandes baques da nossa vida”.

A letalidade de acidentes com motocicleta chega a ser 17 vezes maior que a de ocupantes de carro de passeio, por exemplo. Uma estimativa do Ministério da Saúde revelou que, no ano passado, oito em cada 10 atendimentos por acidente de transporte no SUS foram de motociclistas.

Para este ano, além de trabalhar na redução dos índices de acidentes e mortes, a Semana Nacional do Trânsito quer promover ações que despertem a consciência sobre a importância de cuidar de si e do outro no trânsito. Ainda mais porque, mesmo que as medidas de isolamento social tenham reduzido a movimentação em todo o país, os acidentes de trânsito continuaram acontecendo em grande número em todo o Brasil, de acordo com a seguradora líder, que administra o seguro DPVAT.

Edição: Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Polícia Federal vai investigar incêndio no Hospital de Bonsucesso

O incêndio começou pouco antes da 10h e várias guarnições do Corpo de Bombeiros foram acionadas. Cerca de 90 bombeiros de diversas unidades atuaram para conter as chamas que, segundo a corporação, começaram no almoxarifado do Prédio 1 do complexo hospitalar.

Baixar arquivo
Segurança

Cidade do Maranhão fica sem policiais civis durante a pandemia

Arari tem cerca de 30 mil habitantes e fica a 168 quilômetros da capital São Luís. Todos os três investigadores lotados no município estão afastados do trabalho por serem do grupo de risco. O único escrivão da cidade trabalha em regime de plantão, dois dias por semana

Baixar arquivo
Educação

Aulas presenciais na rede pública do Pará só voltam no ano que vem

Decisão foi comunicada nesta terça-feira (27) pelo governador do estado, Helder Barbalho

Baixar arquivo
Política

Votações da Câmara ficam para novembro

Ficou pra novembro a próxima sessão da Câmara. O motivo: os deputados não registraram presença e a pauta de votações foi suspensa.

Baixar arquivo
Saúde

Decreto com restrições de isolamento é prorrogado no Amazonas

Com o aumento de casos da Covid-19 no estado foi prorrogado, por 30 dias, o decreto que restringe, no âmbito estadual, o acesso às áreas de praias para recreação e o funcionamento de balneários, flutuantes e de bares. As medidas foram decididas nesta terça-feira (27) pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do Amazonas, que considerou dados da Fundação de Vigilância em Saúde.

Baixar arquivo
Segurança

Estudo aponta ligação de milícias com Executivo e Legislativo do RJ

A nota técnica "Controle Territorial Armado no Rio de Janeiro", da Rede Fluminense de Pesquisas Sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos, é fruto de um ano de debates entre pesquisadores, policiais, promotores, jornalistas, ativistas e especialistas em dados

Baixar arquivo