Vacinação antirrábica no Rio terá drive thru

Medida é tomada para evitar aglomeração durante pandemia

Publicado em 18/09/2020 - 17:19 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A campanha de vacinação contra a raiva no município do Rio de Janeiro terá início no dia 2 de outubro. O calendário, divulgado pela prefeitura, é dividido em cinco etapas, com término previsto em 19 de dezembro.

A primeira fase do programa inclui a imunização em postos de Santa Cruz e Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense. Depois serão atendidas as regiões do centro, zona sul, e bairros da zona norte como Tijuca, Vila Isabel e Ilha do Governador.

A meta da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses é vacinar 500 mil cães e gatos. Para isso serão disponibilizados 350 postos fixos de imunização, que terão os endereços divulgados em breve.

A edição deste ano da campanha conta com uma novidade: o atendimento em sistema drive thru, que tem como objetivo aumentar a praticidade e o alcance da campanha, além de garantir os cuidados de prevenção à Covid-19.

A coordenadora de Zoonoses da Vigilância Sanitária, Mônica Valim, reforça a importância da vacina antirrábica para a saúde coletiva da população carioca.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, fatal tanto para animais quanto para humanos. A transmissão ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas.

Em março, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por raiva humana desde 2006, com o caso de um adolescente de 14 anos mordido por um morcego em Angra dos Reis. No município, não há ocorrência de raiva humana desde 1986 e de casos da doença em cães e gatos desde 1995.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo