logo Radioagência Nacional
Geral

Vacinação antirrábica no Rio terá drive thru

Medida é tomada para evitar aglomeração durante pandemia
Baixar
Lígia Souto
18/09/2020 - 17:19
Rio de Janeiro

A campanha de vacinação contra a raiva no município do Rio de Janeiro terá início no dia 2 de outubro. O calendário, divulgado pela prefeitura, é dividido em cinco etapas, com término previsto em 19 de dezembro.

A primeira fase do programa inclui a imunização em postos de Santa Cruz e Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense. Depois serão atendidas as regiões do centro, zona sul, e bairros da zona norte como Tijuca, Vila Isabel e Ilha do Governador.

A meta da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses é vacinar 500 mil cães e gatos. Para isso serão disponibilizados 350 postos fixos de imunização, que terão os endereços divulgados em breve.

A edição deste ano da campanha conta com uma novidade: o atendimento em sistema drive thru, que tem como objetivo aumentar a praticidade e o alcance da campanha, além de garantir os cuidados de prevenção à Covid-19.

A coordenadora de Zoonoses da Vigilância Sanitária, Mônica Valim, reforça a importância da vacina antirrábica para a saúde coletiva da população carioca.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, fatal tanto para animais quanto para humanos. A transmissão ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas.

Em março, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por raiva humana desde 2006, com o caso de um adolescente de 14 anos mordido por um morcego em Angra dos Reis. No município, não há ocorrência de raiva humana desde 1986 e de casos da doença em cães e gatos desde 1995.

x