Vacinação antirrábica no Rio terá drive thru

Medida é tomada para evitar aglomeração durante pandemia

Publicado em sexta-feira, 18 Setembro, 2020 - 17:19 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A campanha de vacinação contra a raiva no município do Rio de Janeiro terá início no dia 2 de outubro. O calendário, divulgado pela prefeitura, é dividido em cinco etapas, com término previsto em 19 de dezembro.

A primeira fase do programa inclui a imunização em postos de Santa Cruz e Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense. Depois serão atendidas as regiões do centro, zona sul, e bairros da zona norte como Tijuca, Vila Isabel e Ilha do Governador.

A meta da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses é vacinar 500 mil cães e gatos. Para isso serão disponibilizados 350 postos fixos de imunização, que terão os endereços divulgados em breve.

A edição deste ano da campanha conta com uma novidade: o atendimento em sistema drive thru, que tem como objetivo aumentar a praticidade e o alcance da campanha, além de garantir os cuidados de prevenção à Covid-19.

A coordenadora de Zoonoses da Vigilância Sanitária, Mônica Valim, reforça a importância da vacina antirrábica para a saúde coletiva da população carioca.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, fatal tanto para animais quanto para humanos. A transmissão ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas.

Em março, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por raiva humana desde 2006, com o caso de um adolescente de 14 anos mordido por um morcego em Angra dos Reis. No município, não há ocorrência de raiva humana desde 1986 e de casos da doença em cães e gatos desde 1995.

Edição: Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Preso golpista que enganou mais de 50 mulheres com perfil falso

Eliezer de Queiroz Moreira se passava por milionário para atrair as vítimas

Baixar arquivo
Educação

Professores de escolas particulares do RJ suspendem greve

Profissionais voltam às aulas presenciais na próxima quarta-feira (28)

Baixar arquivo
Política

Vice Daniela Reinehr assume governo de Santa Catarina na terça (27)

Governador Carlos Moisés virou réu por ter reajustado irregularmente o salário dos procuradores do estado e ficará afastado por 180 dias

Baixar arquivo
Saúde

UFRJ apresenta publicação sobre nitazoxanida contra a covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, comemorou o primeiro resultado positivo do estudo clínico com o vermífugo nitazoxanida para o tratamento da covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

Morre Jane Di Castro, artista pioneira na luta LGBTI

Atriz e cantora foi vítima de um câncer e estava internada desde o último dia 14

Baixar arquivo
Saúde

Rodrigo Maia busca consenso para impasse sobre vacina chinesa

Após encontro com governador João Doria nesta sexta-feira (23), presidente da Câmara disse estar aberto ao diálogo para garantir acesso à CoronaVac, e defendeu a produção da vacina em parceria com o Instituto Butantan

Baixar arquivo