Bonecas negras representam apenas 6% dos modelos fabricados no Brasil

Segundo organização percentual é ainda menor do que há dois anos

Publicado em 19/10/2020 - 15:38 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

As bonecas negras representam apenas 6% dos modelos fabricados pelas principais marcas no Brasil. O percentual é ainda menor do que o registrado há dois anos, apesar de mais de 56,1% da população brasileira ser formada por pessoas negras, segundo o IBGE.

As informações são do projeto "Cadê nossa Boneca" realizado pela organização "Avante-Educação e Mobilização Social". Eles refletem as informações coletadas no mês de agosto, em sites de comércio virtual de 14 dos 22 fabricantes ligados à Abrinq-Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos. Dentre as empresas analisadas, apenas oito possuíam bonecas negras em seus catálogos. Em todas elas, a proporção de bonecas negras em relação às brancas é inferior a 20%.

A organização lançou também um vídeo que está disponível no youtube sobre a realidade encontrada na pesquisa com depoimentos das pesquisadoras, lojistas e crianças negras. No vídeo, uma das idealizadoras do projeto, Mylene Alves, destaca a falta de visibilidade desses brinquedos nas estantes das lojas.

Mylene aponta como a ausência desses modelos se reflete na construção do imaginário e do preconceito.

O levantamento foi feito em 2016, 2018 e 2020 e mostra que a situação mudou pouco. Na primeira pesquisa, a porcentagem de bonecas negras era de 6,3%, passando para 7% e, agora, para 6%.

Uma alternativa são as fabricantes independentes e artesanais. Geórgia Nunes, idealizadora da marca Amora, que fabrica brinquedos focados na representatividade, aponta como a demanda é alta e a necessidade urgente de rever esses conceitos.

O presidente da Abrinq, Synesio Batista da Costa, concorda que a demanda é crescente, mas defende que tem havido aumento da produção. Ele afirma que o percentual chega hoje a 12% e assegura que todas as fabricantes têm pelo menos um modelo negro.

Segundo a Abrinq, nem todos os modelos estão disponíveis nos sites, por isso não foram contabilizados no levantamento feito pela organização Avante e alguns ainda serão lançados neste ano.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser encontradas nas redes sociais no perfil Cadê Nossa Boneca.

Edição: Fabiana Pelles

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

RJ bate recorde de mortes diárias por covid-19

O Rio de Janeiro bateu mais um recorde na média móvel de mortes diárias por covid-19 nessa segunda-feira: 280 óbitos. Os piores patamares da pandemia haviam sido verificados em junho do ano passado, mas foram superados no dia primeiro de abril deste ano, quando a média ficou em 221 mil mortes.

Baixar arquivo
Educação

Abertas as inscrições da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Após adiamento provocado pela pandemia de Covid, foram reabertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Baixar arquivo
Esportes

São Paulo estreia na Libertadores na busca pelo quarto título

A jornada do São Paulo em busca do quarto título da Libertadores começa nesta terça-feira, às 21h30, contra o Sporting Cristal, no estádio Nacional de Lima, no Peru. Depois de uma sequência de quatro jogos em sete dias, todos pelo Campeonato Paulista, o Tricolor teve quatro dias de preparação para a estreia.

Baixar arquivo
Cultura

Online: Panorama Jangada traz dança e performance corporal

Começa no próximo sábado, e segue até o dia 2 de maio, a primeira edição do Panorama Jangada, evento que reúne dança e projetos em variados formatos, apresentando as relações que o corpo constrói através do movimento. 

Baixar arquivo
Geral

Incêndio atinge prédio da reitoria da Universidade Federal do RJ

Um incêndio atingiu hoje o segundo andar do prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Informações preliminares, repassadas pela própria reitoria, indicam que o fogo teria começado em um aparelho de ar-condicionado. No início da tarde, as equipes ainda trabalhavam no rescaldo do incêndio.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Prefeitura do RJ começa a vacinar gestante com comorbidade

A cidade do Rio de Janeiro começou a vacinar gestantes contra a covid-19. Mas apenas aquelas que tem alguma comorbidade preexistente. A inclusão das grávidas nos grupos prioritários foi anunciada pela Prefeitura nesta terça-feira e já vale imediatamente.

Baixar arquivo