BRT do Rio tem 48 horas para regularizar operação

Liminar da justiça também pede cumprimento do trajeto e frota

Publicado em 21/10/2020 - 17:46 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o Consórcio Operacional BRT regularize, no prazo de 48 horas, a operação dos ônibus articulados no Corredor Transoeste. A liminar, da juíza Fabeliza Gomes Leal, da 7ª Vara Empresarial, estabelece também que o Consórcio garanta o cumprimento do trajeto, a frota e os horários previstos.

Além do uso de veículos em perfeito estado de conservação, a decisão também prevê organização das filas de embarque com auxílio de agentes de plataforma e atenção com as normas de segurança dos usuários.  

Em caso de descumprimento, foi fixada multa de R$ 20 mil por cada irregularidade verificada. A secretaria municipal de Transportes será oficiada para fiscalizar o cumprimento da decisão. 

 A ação movida pelo Ministério Público estadual tem por base relatórios de fiscalização da secretaria municipal de Transportes e diligências realizadas pelo próprio MP, assim como reclamações dos próprios usuários do sistema. 

 A magistrada destaca na decisão, que “as irregularidades noticiadas nos autos são diariamente reproduzidas no noticiário e telejornais locais, sendo pública e notória a precariedade do serviço sob a responsabilidade do Consórcio”. 

A Secretaria Municipal de Transportes informou em nota que ainda não foi notificada oficialmente e que tão logo isso ocorra, irá cumprir rigorosamente a determinação judicial. A nota destaca ainda que, neste ano, foram aplicadas 3.600 multas ao sistema BRT por irregularidades cometidas na prestação dos serviços.  A reportagem tentou contato com o Consórcio BRT Rio mas até o fechamento da matéria, não houve resposta. 

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo