Hospital federal que pegou fogo no Rio suspende atendimentos

Quatro pacientes morreram após transferência durante combate às chamas

Publicado em 29/10/2020 - 14:53 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Estão suspensos por tempo indeterminado todos os atendimentos no Hospital Federal de Bonsucesso, um dos mais importantes da rede pública do Rio, que foi atingido por um incêndio terça-feira (27). Segundo profissionais do hospital, as equipes tentam entrar em contato com pacientes para desmarcar consultas e procedimentos.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta quinta-feira (29), mais uma morte de paciente após ser transferido do hospital em decorrência do incêndio. De acordo com a pasta, a paciente, de 73 anos,  tinha estado de saúde grave devido a uma doença cardíaca avançada e morreu no Hospital Municipal Souza Aguiar, para onde havia sido levada.

Ate agora, foram quatro mortos. Os outros três faleceram logo após o incêndio: uma idosa de 83 anos, uma mulher de 42 anos e um homem, de 39, todos internados devido a complicações da covid-19.

Apesar de o incêndio ter atingido apenas um dos prédios da unidade, o Ministério da Saúde informou em nota que todo o complexo deverá passar por modernização para atender a legislação atual, e que já há projetos em andamento para realizar uma série de reformas.

 Ainda de acordo com a nota, no ano passado foram repassados R$1,8 milhão de verba suplementar para essas obras. Segundo o Ministério da Saúde, a estrutura da rede federal será disponibilizada para que não haja prejuízo na assistência à população.

O representante do corpo clínico da Hospital de Bonsucesso, Julio Noronha, informou que o fechamento de todo o complexo foi discutido em reunião com os profissionais nesta quarta-feira (29). Ele lamentou a tragédia e mencionou o relatório produzido pela Defensoria Pública da União em 2019 que apresentou a gravidade dos riscos que a unidade corria, exatamente pela falta de modernização no sistema de eletricidade.

O médico explicou que durante a reunião ficou acordado que os profissionais que precisavam acompanhar pacientes específicos, por exemplo, aqueles transplantados, fariam esses atendimentos nos hospitais para onde os doentes foram transferidos, mas que o restante da equipe entraria de férias, já que muitos tiveram o benefício suspenso em função da covid-19.

O Ministério da Saúde confirmou que a Superintendência Estadual da pasta no Rio de Janeiro avalia conceder férias aos servidores que já tenham o período vencido e remanejar os demais profissionais a outras unidades de saúde da rede federal.

Sobre as falhas estruturais na unidade, a nota do Ministério diz que, neste ano, realizou diversas visitas aos hospitais federais do Rio de Janeiro, incluindo o de Bonsucesso.

Além da investigação já aberta pela Polícia Federal, a pasta disse que abriu uma sindicância para apurar as causas do incêndio.

Os bombeiros ainda trabalham na unidade nesta quinta-feira, realizando o trabalho de rescaldo.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo