Indígenas de Roraima lançam cartilha com receitas medicinais

A cartilha possui 34 receitas, entre elas algumas para covid-19

Publicado em 05/10/2020 - 12:37 Por Bianca Paiva - Brasília

Pomadas, xaropes, chás, garrafadas, banhos e resinas. Uma cartilha lançada recentemente pelo Cir, Conselho Indígena de Roraima, reúne receitas desses produtos e “preparos” da medicina tradicional dos povos indígenas do estado. São conhecimentos passados de geração para geração pelas etnias  e Ye’kuana, Macuxi, Wapichana, Taurepang, Ingarikó, Wai Wai e Yanomami.
O material foi produzido pelos próprios indígenas durante oficinas realizadas nos meses de fevereiro e março. Cerca de 80 pessoas participaram de todo o processo entre idosos, mulheres e jovens indígenas.
Para a coordenadora geral do Movimento das Mulheres Indígenas do CIR, Maria Betânia Macuxi, a cartilha é uma forma de valorizar os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais.
A cartilha possui 34 receitas da medicina tradicional indígena. Entre elas, há algumas direcionadas para o tratamento da  covid-19, como os chás de boldo e de limão, que ajudaram no enfrentamento da doença nas comunidades. É o que explica Maria Betânia Macuxi.
A cartilha “Receitas da Medicina Tradicional” dos indígenas de Roraima teve uma tiragem inicial de dois mil exemplares. O material será distribuído gratuitamente em comunidades do estado.
Com produção de Michelle Moreira.

 

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo