Indígenas de Roraima lançam cartilha com receitas medicinais
Pomadas, xaropes, chás, garrafadas, banhos e resinas. Uma cartilha lançada recentemente pelo Cir, Conselho Indígena de Roraima, reúne receitas desses produtos e “preparos” da medicina tradicional dos povos indígenas do estado. São conhecimentos passados de geração para geração pelas etnias e Ye’kuana, Macuxi, Wapichana, Taurepang, Ingarikó, Wai Wai e Yanomami.
O material foi produzido pelos próprios indígenas durante oficinas realizadas nos meses de fevereiro e março. Cerca de 80 pessoas participaram de todo o processo entre idosos, mulheres e jovens indígenas.
Para a coordenadora geral do Movimento das Mulheres Indígenas do CIR, Maria Betânia Macuxi, a cartilha é uma forma de valorizar os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais.
A cartilha possui 34 receitas da medicina tradicional indígena. Entre elas, há algumas direcionadas para o tratamento da covid-19, como os chás de boldo e de limão, que ajudaram no enfrentamento da doença nas comunidades. É o que explica Maria Betânia Macuxi.
A cartilha “Receitas da Medicina Tradicional” dos indígenas de Roraima teve uma tiragem inicial de dois mil exemplares. O material será distribuído gratuitamente em comunidades do estado.
Com produção de Michelle Moreira.
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Leandro Amorim/Vasco/Direitos Reservados flamengo, vasco, brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/Agência Brasil Agência Brasil 30 Anos - Considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada toma as ruas da cidade](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)